Goiânia ganha título de “Capital do Art Déco”

A cidade ainda preserva grande parte de sua arquitetura pioneira com o maior acervo do estilo no país

Postado em: 18-08-2023 às 17h16
Por: Larissa Oliveira
Imagem Ilustrando a Notícia: Goiânia ganha título de “Capital do Art Déco”
Antiga estação ferroviária é um exemplo de Art Déco em Goiânia - Foto: iStock

No dia 02 de agosto de 2023, Goiânia ganhou o título de “Capital da Art Déco”. A atribuição do mérito ocorreu após o governador Ronaldo Caiado (UB) sancionar a Lei nº 22.182, de autoria do deputado Mauro Rubem (PT). De acordo com o parlamentar, este título é de extrema importância para a capital de Goiás.

“Para que se possa propor políticas públicas voltadas para Goiânia, tanto em relação à preservação da arquitetura, da memória e da história da cidade, como também para se pensar em investimentos para revitalização do centro histórico, por meio da implantação de polos de cultura, gastronomia e turismo que atendam a população que mora aqui, como também as pessoas que venham visitar a cidade, gerando emprego e renda”, afirmou.

Conforme o deputado Mauro Rubem ressalta, “a importância do reconhecimento de Goiânia com o título é do tamanho de sua grandiosidade patrimonial. A cidade ainda preserva grande parte de sua arquitetura pioneira com seus 22 bens públicos art déco tombados pelo IPHAN em 2003. O fato é que não conhecemos a dimensão do patrimônio déco particular na região central devido à poluição visual que encobre as fachadas”.

Continua após a publicidade

Art Déco

A saber, o Art Déco surgiu na França em meados de 1910. Contudo, seu ápice aconteceu entre 1920 e 1930. Consiste em um estilo artístico que influenciou as artes, moda, cinema, arquitetura, design de interiores e nas artes gráficas. O Art Déco sofreu grandes influências do futurismo e cubismo. Entre as suas características estão o uso de formas geométricas, linhas retas e circulares estilizadas. Além disso, também possui um Estilo Puro (“Clean”) e luxuoso e design abstrato. Os temas mais explorados são animais e mulheres.

Veja Também