Waldir quer Guinness com pintura de muro do Detran

Placas de sinalização estampam muro de prédio no Cidade Jardim e custaram, ao Detran, R$ 22 mil

Postado em: 05-10-2023 às 08h00
Por: Gabriel Neves Matos
Imagem Ilustrando a Notícia: Waldir quer Guinness com pintura de muro do Detran
O transeunte que passa pela avenida Engenheiro Atílio Corrêa Lima, no setor Cidade Jardim, em Goiânia, percebe um muro pintado de preto e laranja | Foto: Leandro Braz/O Hoje

Dê a preferência, siga em frente, parada obrigatória, velocidade máxima permitida, proibido trânsito de pedestres, proibido acionar buzina ou sinal sonoro. Os sinais são vermelho, amarelo, preto e branco. O transeunte que passa pela avenida Engenheiro Atílio Corrêa Lima, no setor Cidade Jardim, em Goiânia, percebe um muro pintado de preto e laranja. 

Um amontoado de sinalizações de sinalizações de trânsito que normalmente se vê, no chão ou placas, nas ruas e nos manuais que auxiliam na habilitação de condutores, agora também estão estampadas em mais de 400 metros nos muros do Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran). 

Ainda em processo de reforma, as obras nos muros devem ser concluídas até semana que vem, conforme adiantou ao jornal O Hoje o presidente do órgão, Delegado Waldir. A ideia, inclusive, foi dele. Waldir afirma que há um desejo em registrar o feito no Guinness World Records, já que se trata, segundo diz, “do maior mural desse tipo [com sinalização] no mundo”.

Continua após a publicidade

“O Detran estava com uma imagem muito apagada, em que faltava visibilidade, e a gente queria justamente trazer de volta a imagem [do Detran] e fazer dele um espaço aberto e que fosse também um ponto turístico”, afirma o Delegado Waldir. “E agora nós estamos entregando um produto diferenciado, moderno, e o muro é um grande painel educativo.”

De acordo com o presidente no Detran, a intenção de fazer a reforma é, além de sinalizar a marca da sua gestão, trazer um modelo educativo para os goianos.  Durante conversa com a reportagem do jornal O Hoje, ele relembrou outros momentos da carreira pública onde trabalhou para renovar a imagem dos órgãos em que esteve à frente.

Vale lembrar que, antes de presidir o Detran Goiás, Waldir foi titular da Delegacia Especializada em Investigações de Crimes de Trânsito de Goiânia (Dict), fazendo operações contra a embriaguez ao volante, o que deu a ele a popularidade que o catapultou à Câmara dos Deputados por duas vezes, em 2014 e 2018. Conforme reportagem do jornal O Hoje deste ano, quando ele assumiu a presidência, Waldir chegou a ter problemas com o órgão por críticas. O mundo deu uma volta de 360° e ele assumiu o cargo mais importante em março. 

Segundo Waldir, há uma “abundância de paradigmas” a serem contornados na questão da mobilidade urbana em Goiás, mas o foco agora é instruir o condutor. As obras no Detran incluem também a reforma da fachada do prédio — que foi modernizada. A pintura letreiro, como é chamada tecnicamente a arte feita nos muros do Detran, foi tocada pela Conexão Digital, uma empresa goiana especializada em comunicação visual e digital. De acordo com eles, o custo para realizar todo o trabalho ficou em uma média de R$ 22 mil, valor comum neste mercado.

         Fernando Krawvecki, proprietário da empresa, afirma à reportagem do jornal O Hoje que a idealização do projeto ficou toda por conta do Delegado Waldir e sua equipe. “Nós apenas executamos. E como é uma arte padrão — são placas —, não tinha como a gente criar muita coisa. O que nós demos de pitaco foi colocar o muro escuro e pintar as pingadeiras de laranja, que é a cor do Detran”, conta Krawvecki.         Ainda segundo ele, a ideia inicial de pintar os muros com cores claras não parecia tão favorável quanto pintar de preto, ideia que prevaleceu no final. “Se a gente pintasse de claro, daqui a dez dias já estaria sujo, principalmente naqueles 15 ou 30 centímetros próximos da calçada”, diz. “Já o preto consegue esconder melhor a sujeira”.

Veja Também