Comurg inicia campanha Abril Verde de prevenção de acidentes de trabalho

Pontos de apoio espalhados por Goiânia recebem palestras sobre equipamentos de proteção, relacionamento interpessoal e dependências químicas

Postado em: 04-04-2024 às 13h54
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Comurg inicia campanha Abril Verde de prevenção de acidentes de trabalho
Pontos de apoio espalhados por Goiânia recebem palestras sobre equipamentos de proteção, relacionamento interpessoal e dependências químicas | Foto: Luciano Magalhães/Comurg

A Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) realiza, a partir desta quinta-feira (4), uma série de palestras e ações educativas junto a seus colaboradores para alertá-los sobre os cuidados necessários para prevenir acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. Executada anualmente, a campanha Abril Verde é uma iniciativa do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), que visa resguardar os servidores da Comurg contra males físicos e mentais.

A abertura da campanha aconteceu no ponto de apoio do Jardim América, localizado na Avenida T-63, na manhã desta quinta-feira (4). Uma equipe de enfermagem do Departamento Médico da Comurg está no local, realizando testes para hepatite A, hepatite C, sífilis, HIV, covid, teste de glicemia e aferição da pressão arterial. Caso haja necessidade, o servidor será encaminhado para exames complementares e atendimento médico.

“Estaremos dentro dos Pontos de Apoio (PAs) espalhados pela Capital, reforçando com o pessoal da varrição, coleta de lixo, remoção de entulhos e demais serviços a importância do uso dos Equipamentos Individuais de Proteção (EPIs), orientando sobre como proceder em casos de acidentes de trabalho e abordando questões como relacionamento interpessoal e dependências químicas”, explica o gerente do Serviços Especializados em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), Elidorio Rodrigues Martins.

Continua após a publicidade

O objetivo da campanha é espalhar conhecimento, despertar a conscientização, estimular o autocuidado, melhorar a convivência entre colegas e o ambiente de trabalho e, desta forma, reduzir a ocorrência de doenças laborais. “Para cuidar da nossa cidade com zelo e carinho, o colaborador precisa, primeiramente, estar bem consigo mesmo. Trabalhadores saudáveis e felizes produzem muito melhor”, destaca Elidorio Martins.

Os servidores serão comunicados com antecedência por seus superiores sobre as palestras com os técnicos de segurança do trabalho e assistentes sociais para que todos tenham a oportunidade de participar. “Eles nem precisam se deslocar para lugar algum. Nós é que iremos até eles com uma abordagem leve e acessível que seja capaz de produzir como resultado, durante o ano todo, saúde e segurança”, pontua o chefe do SESMT.

Veja Também