Detran + Educação quer promover conscientização no trânsito

Uma das grandes novidades é o curso teórico-técnico para obtenção da primeira Carteira Nacional de Habilitação

Postado em: 18-04-2024 às 09h00
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Detran + Educação quer promover conscientização no trânsito
O programa é fruto de uma parceria entre o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e a Secretaria da Educação (Seduc) | Foto: Divulgação

Goiás deu um passo significativo rumo à educação e conscientização no trânsito com o lançamento do programa “Detran + Educação”. O evento, realizado no dia 16 de abril, marcou o início de uma iniciativa inovadora que promete transformar o ensino médio na rede estadual.

O programa, fruto de uma parceria entre o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e a Secretaria da Educação (Seduc), tem como objetivo integrar novas disciplinas ao currículo escolar, oferecendo aos estudantes uma formação mais completa e relevante sobre trânsito e segurança viária.

Com seis ações estratégicas, o “Detran + Educação” não se limita apenas a fornecer conhecimentos teóricos sobre trânsito, mas também busca preparar os jovens para uma convivência mais segura e responsável nas vias públicas. Entre os destaques do programa está a inclusão de matérias optativas específicas sobre trânsito, totalizando uma carga horária de 120 horas.

Continua após a publicidade

Uma das grandes novidades é o curso teórico-técnico para obtenção da primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Essa iniciativa pioneira no Brasil visa não apenas capacitar os alunos para a obtenção da CNH, mas também proporcionar uma compreensão mais profunda das responsabilidades e normas de trânsito.

A secretária de Educação, Fátima Gavioli, ressaltou a importância desse programa para a formação dos estudantes. “É fundamental que um estudante esteja bem preparado não só na hora de aprender, mas também ao tirar a CNH”, destaca Gavioli.

O lançamento do programa “Detran + Educação” foi recebido com entusiasmo pelas escolas estaduais, com 73 instituições já aderindo ao programa desde o seu anúncio. Esse engajamento demonstra o interesse das escolas em oferecer uma formação mais completa e relevante aos alunos, preparando-os para os desafios do trânsito e promovendo uma cultura de segurança viária desde cedo.

Delegado Waldir, presidente do Detran-GO, destaca que a iniciativa adentra as salas de aula para levar conhecimento sobre legislação de trânsito, promovendo uma significativa mudança nos hábitos e na conscientização dos estudantes.

“Uma das principais vantagens do programa é a dispensa do curso teórico tradicional ministrado em autoescolas, o que representa uma economia significativa para os jovens, estimada em cerca de 400 reais por aluno”, comenta. Em vez disso, os estudantes precisam apenas se preparar para a prova, simplificando o processo de obtenção da CNH para essa faixa etária.

Além do curso teórico-técnico para CNH, o programa prevê outras ações importantes, como “Detran + Oportunidade e Mobilidade”; “Detran + Capacitação Especializada”; “Detran + Formação Docente”; e “Detran + Colaborativo”.

O programa terá início em Goiânia e poderá ser estendido para outras cidades do estado, representando um avanço significativo no ensino e na conscientização sobre segurança viária em Goiás. Com o “Detran + Educação”, o estado se coloca na vanguarda das iniciativas educacionais voltadas para o trânsito, promovendo uma cultura de respeito, responsabilidade e segurança nas ruas e estradas goianas.

Veja Também