Governo Federal admite erros na correção da prova do Enem

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, disse, por rede social, que o problema das trocas de gabaritos estará resolvida até segunda (20) – Foto: Reprodução.

Postado em: 17-01-2020 às 16h00
Por: Nielton Soares
Imagem Ilustrando a Notícia: Governo Federal admite erros na correção da prova do Enem
O ministro da Educação, Abraham Weintraub, disse, por rede social, que o problema das trocas de gabaritos estará resolvida até segunda (20) – Foto: Reprodução.

Nielton Soares

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, usou o Twitter, neste sábado (18), para informa que os problemas encontrados nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019, serão resolvidos até está segunda-feira (20).

As inconsistências na correção do exame foram encontradas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela realização das provas. 

Continua após a publicidade

Segundo o órgão, ao todo foram quatro casos detectados na correção da segunda prova do Enem, que teve divulgação dos resultados na sexta-feira (17). Esses erros fizeram com que alguns candidatos publicassem nas redes sociais que se surpreenderam com as notas baixas. 

“Houve inconsistência no gabarito de algumas provas do Enem 2019 e, por isso, candidatos foram surpreendidos com os resultados de suas notas”, escreveu o ministro na rede social. 

Gráfica

O presidente do Inep, Alexandre Lopes, em coletiva de imprensa neste sábado, disse que houve erro na impressão e culpou a gráfica por isso. De acordo com ele, o arquivo enviado pela empresa para a Cesgranrio e para a Fundação Getúlio Vargas (FGV), que causou o problema. 

Assim, explicou o presidente, que o gabarito de quatro candidatos não era da cor da prova feita pelo aluno, provocando erro de correção. O Inep disponibilizou uma página  para que os candidatos possam estar verificando a situação no Enem. 

 

Veja Também