Segunda-feira, 08 de julho de 2024

Festival Audiovisual Vera Cruz, Favera, começa hoje em Goiânia

Um dos objetivos do projeto é democratizar o acesso à cultura audiovisual por meio da descentralização das iniciativas de exibição e produção de filmes

Postado em: 11-11-2016 às 11h54
Por: Renato
Imagem Ilustrando a Notícia: Festival Audiovisual Vera Cruz, Favera, começa hoje em Goiânia
Um dos objetivos do projeto é democratizar o acesso à cultura audiovisual por meio da descentralização das iniciativas de exibição e produção de filmes

Da redação

Com quatro mostras, a Escola Municipal Laurindo Sobreira do Amaral, de Goiânia, recebe a terceira edição do Festival Audiovisual Vera Cruz (Favera). O evento começa hoje (11) e termina na terça-feira (15). Um dos objetivos é democratizar o acesso à cultura audiovisual por meio da descentralização das iniciativas de exibição e produção de filmes. Além disso, o Favera foi pensado para contribuir para a formação de público e apoiar o cinema feito em Goiás e, principalmente, em regiões periféricas de todo o País. Outro objetivo do evento é inserir a periferia de Goiânia no calendário de festivais permanentes. 

Raphael Silva, coordenador do evento, explica que serão exibidos 90 curtas-metragens, distribuídos em quatro diferentes mostras. Três delas têm caráter competitivo. A primeira é destinada a filmes goianos com temáticas diversas. A segunda contará com produções de todo o Brasil, mas que tenham alguma relação com a periferia do País. A terceira mostra é composta por filmes voltados ao público infantil. A última, intitulada Vera Cruz na Tela, não é competitiva e é destinada a produções do bairro onde o festival é realizado.

Continua após a publicidade

De acordo com o coordenador, serão oferecidas cinco oficinas de formação em cinema para a comunidade durante a programação. Como Fazer Um Bom Vídeo, Caminhos Para Fazer O Seu Curta, Atuação Para Cinema, Acessórios Sustentáveis e Figurinos Sustentáveis são as temáticas das oficinas. Além disso, a programação conta com um campeonato de skate e uma batalha de rimas. Amanhã (12), segundo dia do evento, será realizado o primeiro encontro dos fazedores de cultura do conjunto Vera Cruz e região. O objetivo da atividade é discutir possibilidades de essas pessoas agirem em conjunto em prol da região. 

O Favera é uma realização da É Nóis Ki Tá Produções, com patrocínio da Papelaria Tributária por meio da Lei Goyazes, Seduce e Governo de Goiás, e tem entrada gratuita. O júri é composto por profissionais de audiovisual e cultura, convidados pela organização do Favera, que decidirão os premiados. A decisão do júri é suprema e autônoma.

SERVIÇO

Favera – Festival Audiovisual Vera Cruz
Quando: De 11 a 15 de novembro / Entrada gratuita
Onde: Escola Municipal Laurindo Sobreira do Amaral (Rua Valdir Azevedo, 
esquina com Av. Gercina Borges Teixeira, Conjunto Vera Cruz II – Goiânia)
 

Veja Também