Segunda-feira, 08 de julho de 2024

‘Recordar é TV’ celebra a obra de atrizes globais

Produção destaca o legado de duas grandes damas da dramaturgia brasileira

Postado em: 06-11-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: ‘Recordar é TV’ celebra a obra de atrizes globais
Produção destaca o legado de duas grandes damas da dramaturgia brasileira

A TV Brasil recupera de seu arquivo entrevistas com duas grandes divas da dramaturgia nacional: Eva Todor e Ruth de Souza. Para homenageá-las, o Recordar é TV exibe nesta terça (6), às 22h45, a participação de ambas em produções preservadas no acervo da antiga TVE do Rio de Janeiro, nos anos 1970 e 1980.

A veterana Ruth de Souza foi a convidada no programa Os Mágicos, em 1977. Já a saudosa Eva Todor teve uma animada conversa comZiraldo na atração O Papo, em 1989. As duas produções fazem um perfil das artistas e mostram a importância delas para o teatro, o cinema e a televisão. Eva e Ruth brilharam em mais de 70 anos de carreira.

Continua após a publicidade

Luta afirmativa de Ruth de Souza

Referência para gerações de atrizes negras, Ruth de Souza desempenhou inúmeros papeis em sua longa carreira nos palcos, nas telonas e na telinha. Hoje, aos 97 anos, faz participações especiais. O bate-papo com Araken Távora no programa Os Mágicos foi proveitoso. A experiente profissional aborda a infância, comenta a trajetória artística, fala do encontro com Abdias do Nascimento e destaca o Teatro Experimental do Negro.

Durante a entrevista, Ruth de Souza recorda sua estreia no Teatro Municipal do Rio de Janeiro e explica o sucesso do filme Sinhá Moça no Festival de Veneza. “Eu gosto de trabalhar. Então sempre me apaixono pelos personagens. Acho que Sinha Moça é meu cartão de visitas”, disse a artista na época. 

Com dezenas de peças, novelas e filmes no currículo, Ruth de Souza também evoca sua luta afirmativa enquanto artista, mulher e negra. O programa ainda conta com os depoimentos de personalidades como Haroldo Costa e Roberto Farias.

Passagens da carreira de Eva Todor

Eva Todor faleceu no dia 10 de dezembro do ano passado, vítima de pneumonia. A artista saiu de cena, aos 98 anos, em sua casa na Zona Sul do Rio de Janeiro. Ela estava com a saúde fragilizada e sofria do mal de Parkinson e Alzheimer – além de problemas cardíacos.

A atriz estava longe dos trabalhos na televisão, desde 2012, quando interpretou a personagem Dália na novela Salve Jorge. Desde 2010, fazia apenas participações especiais nas telinhas. A última aparição pública de Eva Todor foi, em novembro de 2014, ao receber uma homenagem realizada por amigos artistas no Teatro Leblon, também no Rio.

A artista encantava a todos com seu sorriso e sua competência na atuação caracterizada por um humor refinado. “Houve um tempo em que se dizia: ‘Quando a Eva sorri, parece um solzinho’”, brinca durante o encontro com Ziraldo no fim dos anos 1980.

Veterana com experiência no teatro, rádio, cinema e televisão, Eva Todor viveu diversos papéis que marcaram sua trajetória artística. Natural de Budapeste, na Hungria, ela começou a carreira ainda na infância como bailarina no país natal.

Na sétima arte, a dama da dramaturgia estreou na produção Os Dois Ladrões, dirigida por Carlos Manga em 1960, um dos últimos sucessos do gênero das chanchadas. Atuou em poucos filmes, sendo o último Meu Nome Não é Johnny (2008).

Em 1961, Eva Todor ingressou na televisão e chegou a ter seu próprio programa, As Confissões de Eva, na TV Tupi, emissora em que fez sua primeira novela nas telinhas, E Nós, Aonde Vamos?, no início da década de 1970. Em 1977, ela viveu a ex-vedeteKikiBlanche na trama de Locomotivas. No ano seguinte, interpretou Lola na novela Te Contei?.

Com mais de 20 obras de dramaturgia na televisão em seu currículo – entre novelas, minisséries e participações especiais em episódios –, Eva fez personagens que são lembrados até hoje. Alguns dos papéis mais recentes foram como Dona Josefa em O Cravo e a Rosa (2000), Miss Jane em América (2005) e Dona Cidinha em Caminho das Índias (2009).

SERVIÇO

Programa ‘Recordar é TV’

Quando: terça-feira (6) Horário: 22h45

Onde: TV Brasil 

Veja Também