Precursor da arte goiana

Exposição traz obras do artista plástico Amaury Menezes, conhecido por retratar, como poucos, a identidade cultural de Goiás em suas telas

Postado em: 17-07-2024 às 06h30
Por: Leticia Leite
Imagem Ilustrando a Notícia: Precursor da arte goiana
Aos 94 anos de idade, o desenhista brasileiro conta que o contato com a pintura veio desde a infância | Foto: Reprodução

Aos 94 anos de idade, o artista plástico Amaury Menezes continua sendo um nome importante para amplificar a visibilidade da arte goiana com suas representações de cenas urbanas e cotidianas. Com o objetivo de promover o acesso à cultura – em especial a goiana, o Sicoob UniCentro Br, por meio de seu Instituto Cultural, realiza até o dia 16 de agosto, uma exposição gratuita com as produções do pintor e desenhista, que  passarão por quatro agências da cooperativa. As pinturas da mostra tem o objetivo de ilustrar textos de escritores goianos. 

Nesse período, as obras do artista estarão disponíveis para visitação nos seguintes pontos de atendimento: T-8, República do Líbano/Espaço Uni, Plataforma Empresas e na agência do Instituto Histórico e Geográfico de Goiânia (IHGG). O público em geral poderá apreciar o trabalho de Amaury Menezes de forma gratuita, no horário de funcionamento das agências, das 11h às 16h.

“Inicialmente eu tenho que agradecer pela oportunidade que foi dada de fazer as ilustrações para essas algumas centenas de textos e isso foi enriquecedor pelo meu lado, a leitura desses textos que motivaram as ilustrações”, destaca Amaury. 

Continua após a publicidade

A curadoria das pinturas presentes na exposição foram feitas por uma comissão interna, através de uma triagem. “Contratamos uma pessoa especialista nisso que inclusive está digitalizando todo esse acervo que vai ser colocado na nossa página web de modo que as pessoas em qualquer parte do mundo poderão entrar na página web. E conhecer esse acervo do Amaury Menezes”, explica Fernando Cupertino, coordenador do Instituto Cultural Sicoob UniCentro Br.

O desenhista brasileiro que começou seus estudos de pintura com Frei Nazareno Confaloni, D.J. Oliveira e Ritter na Escola de Belas Artes da Universidade Católica de Goiás, conta que o contato com a pintura veio desde a infância. “Em 1937, meu pai me deu uma caixa de lápis de cor daquelas pequenas e um bloco de desenho pequeno também. Então, eu acredito que tenha sido aí meu ponto de partida para dar uma resposta para o meu pai pela confiança que ele depositou em mim como artista”.

Conhecido por retratar, como poucos, a identidade cultural de Goiás em suas telas pelas pinturas, aquarelas e desenhos, o artista conta de onde vem a sua inspiração na hora de criar uma tela. “Geralmente, o crítico que não gosta do meu trabalho diz que eu sou muito repetitivo. E quem gosta do meu trabalho? Eu trabalho com discussão coerente, porque eu me dediquei a pintar paisagem urbana desde o começo da minha carreira. E retrato também, eu me especializei em retrato. Então são esses dois temas que eu busco sempre na minha pintura”, relata. 

O artista plástico

O pintor e desenhista brasileiro Amaury Menezes, nasceu em Luziânia, no estado de Goiás, em 1930, participou em São Paulo da exposição 10 Artistas de Goiás, em 1966, no Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand – Masp. Entre 1963 e 1986, foi professor de desenho e plástica na Escola Goiana de Belas-Artes e no Departamento de Artes e Arquitetura da Universidade Católica de Goiás. Atuou como diretor da Escola Goiana de Belas-Artes, entre 1968 e 1971. Na década de 1970, dedicou-se à aquarela, técnica em que se destaca. Recebeu o Prix Lucien Martial, concedido pela Societé Internacionale da Beaux Arts, na França, em 1991. 

Instituto Cultural

O Instituto Cultural do Sicoob UniCentro Br orienta-se pela atuação como agente incentivador da cultura, oferecendo à sociedade o fomento a expressões artísticas e culturais, proporcionando experiências interativas e transformadoras, de modo a contribuir para a formação e o desenvolvimento cultural da comunidade.

Segundo Cupertino, o Instituto possui o objetivo de prestar uma homenagem ao professor Amaury Menezes, responsável por ilustrar a revista cultural, desde o primeiro número, lançado em 2016. 

“O professor Hélio Moreira, que na época coordenava essa atividade, o convidou e essa parceria se mantém. E nós nos demos conta de que temos o maior acervo reunido num único lugar de autoria do Amaury Menezes, que são mais de 300 peças que ele produziu, não apenas para ilustrar os textos dessas revistas, mas também outras obras que ele produziu aqui para o Sicoob Unicentro Br”, afirma.

O pintor produz diversas ilustrações personalizadas que ajudam a traduzir as mensagens que a Revista Sicoob Cultura deseja transmitir. As gravuras fazem parte de capas e matérias de todas as edições lançadas até hoje, dando ao material uma identidade única que valoriza a cultura goiana. 

“Nós temos 23 edições desta revista, uma média de 12 textos em cada uma, escrito por vários escritores. De renome, e a expressão da arte o Amaury tem uma singularidade, porque ele leu cada um desses textos e fez as aquarelas, as gravuras, de acordo com o espírito da mensagem contida nesses textos”.

Serviços

Exposição de obras do artista plástico Amaury Menezes

Quando: até 16 de agosto

Onde: Av. T-8, Nº 109, St. Marista – Goiânia; Av. República do Líbano, nº 2397, St. Oeste – Goiânia; Av. 85, Nº 720, St. Oeste – Goiânia; R. 82, Nº 455, St. Sul – Goiânia

Horário: 11h às 16h

Entrada gratuita

Veja Também