Twitter: Conta suspensa ou retida? Entenda as punições da plataforma

A diferença dos termos ocorre de acordo com a decisão da empresa ou por ondem judicial

Postado em: 02-11-2022 às 11h46
Por: Mariana Fernandes
Imagem Ilustrando a Notícia: Twitter: Conta suspensa ou retida? Entenda as punições da plataforma
A diferença dos termos ocorre de acordo com a decisão da empresa ou por ondem judicial | Foto: Banco de Imagens

De vez em quando, o Twitter pune alguém que tenha desrespeitado as regras da plataforma e, em casos mais extremos, o perfil desaparece sob avisos de que a conta foi “retida” ou “suspensa”. A diferença dos termos ocorre de acordo com a decisão da empresa (Twitter) para conta “suspensa” ou por ordem da Justiça – conta “retida”.

Donald Trump, o ex-presidente dos EUA, por exemplo, teve a conta suspensa permanentemente com base em regras da plataforma, que viu incitação à violência nas postagens do político.

A conta é “retida” por conta de uma legislação do local da conta ou devido à alguma publicação do Twitter. A plataforma apresenta duas mensagens de retenção (em inglês), de acordo com o motivo da punição.

Continua após a publicidade

Foto: Banco de Imagens

No Twitter a conta pode ser retida de duas formas. A primeira é em resposta a uma demanda judicial, quando a plataforma é obrigada a agir por exigência legal; a segunda acontece em respostas às leis locais, onde o Twitter se viu obrigado a agir com base nas leis locais.

Saiba como denunciar

Qualquer usuário pode enviar uma denúncia sobre conteúdos e contas ilegais do Twitter. Para denunciar com base nas regras da plataforma, basta enviar uma solicitação no endereço “https://help.twitter.com/forms”.

Caso o Twitter te responda que a conta não viola os termos de serviço da rede social, você pode registrar um pedido de retenção por meio do endereço “https://legalrequests.twitter.com”.

Veja: Tributo à Marília Mendonça será adiado em Goiânia

Veja Também