22 de março: Dia Mundial da Água; entenda a data

A Conferência das Nações Unidas sugeriu a data, passando a ser comemorada desde 1993. O tema de 2023 é "Acelerando Mudanças - Seja a mudança que você deseja ver no Mundo".

Postado em: 22-03-2023 às 16h46
Por: Julia Kuramoto
Imagem Ilustrando a Notícia: 22 de março: Dia Mundial da Água; entenda a data
A Conferência das Nações Unidas sugeriu a data, passando a ser comemorada desde 1993. O tema de 2023 é "Acelerando Mudanças - Seja a mudança que você deseja ver no Mundo" | Foto: © ONU/reprodução

Todos os anos, no dia 22 de março, comemora-se o Dia Mundial da Água. Este dia serve a função de nos lembrar da importância desse recurso natural crucial para nós como um todo, e sua situação crítica atual.

A Conferência das Nações Unidas sugeriu a data, que vem sendo comemorada desde 1993. Cada ano tem um tema, o de 2023 é “Acelerando Mudanças – Seja a mudança que você deseja ver no Mundo”. A ONU propõe uma aceleração no processo para solucionar a crise global de água e saneamento, e promove uma campanha para a população repensar seu consumo diário e assumir compromisso com ações de trato de água.

A campanha do Dia Mundial da Água usa como estratégia de sensibilidade à causa, uma fábula de um beija-flor que carrega água em seu bico até a floresta para apagar incêndios. O site oficial da campanha tem detalhes das causas, objetivos e conteúdos de divulgação. Quem acessa pode fazer upload de fotos sobre a data e os temas. Durante a Conferência da ONU sobre a Água, de 22 a 24 de março de 2023, serão aeradas as contribuições em eventos e atividades da comunidade serão agregadas ao documento “Agenda de Ações para Água”, em Nova Iorque.

Continua após a publicidade

Crise Hídrica

A crise hídrica é resultado dos baixos níveis de água nos reservatórios, em um nível perigoso face as necessidades da população em virtude falta de manuseamento e usos sustentáveis do recurso. No Brasil, a crise se agravou em 2014, principalmente na região do Sudeste.

Os resultados se mostram na desertificação e na perda de biodiversidade, na estabilidade das populações humanas, esvaziamento das cidades, baixa produção agrícola, entre outros. Em 2021, enfrentamos a pior seca dos 91 anos anteriores, segundo o Ministério de Minas e Energia. Com o crescente engajamento da causa, as nações vêm demonstrando esforços para a resolução da crise a valorização dos recursos naturais.

Leia também:

Veja Também