Historiador diz ter localizado ponte misteriosa que aparece em “Mona Lisa”

O quadro "Mona Lisa" de Leonardo da Vinci é mundialmente conhecido pelo mistério da identidade da modelo e o local pintado atrás dela.

Postado em: 05-05-2023 às 15h51
Por: Julia Kuramoto
Imagem Ilustrando a Notícia: Historiador diz ter localizado ponte misteriosa que aparece em “Mona Lisa”
Foto: Reprodução

O quadro “Mona Lisa” de Leonardo da Vinci é mundialmente conhecido pelo mistério da identidade da modelo e o local pintado atrás dela. Esse mistério vem sendo debatido há anos, e a cidade de Buriano, na Itália, está convencida de que a ponte de Buriano é a ponte do quadro, e até mesmo fizeram dela parte do turismo local. Entretanto, o historiador Silvano Vinceti afirma que a ponta é na verdade a Ponte Romiro, na cidade toscana vizinha de Laterina.

“A forma distinta do Arno [rio] ao longo desse trecho de território corresponde ao que Leonardo retratou na paisagem à esquerda da mulher retratada na famosa pintura”, disse Vinceti em entrevista coletiva na Associação de Imprensa Estrangeira em Roma, na quarta-feira (3).

Além disso, Vinceti realizou uma reconstrução virtual da ponte, que mostra as semelhanças com o quadro, baseando-se em documentos dos arquivos do estado de Florença.

Continua após a publicidade

Da Vinci pintou “Mona Lisa” no início do século 16. E entre 1501 e 1503, viveu com o cardeal Cesare Borgia perto de Laterina, descobriu o historiador. Dessa forma, a ponte estava em uso e tinha quatro arcos, bem como a representação na obra de arte.

Por outro lado, a ponte Buriano possui seis arcos, e a Ponte Bobbio, em Piacenza – que alguns dizem apresentar na pintura, – tem mais de seis arcos.

A prefeita de Laterina, Simona Neri, esteve também presente na coletiva de imprensa, e está animada com a perspectiva de reidivincar a ponte para levar turistas à cidade, que tem apenas 3.500 habitantes.

“Esperamos sinceramente que esta maravilhosa notícia intrigue e encante os turistas locais e estrangeiros, sabendo que será uma grande oportunidade para relançar o turismo em nosso território, onde muito podemos trabalhar a partir da valorização natural, cultural e monumental”, ela disse.

Leia também:

Veja Também