Quinta-feira, 28 de março de 2024

Google passará a rotular imagens criadas por Inteligência Artificial

O Google anunciou no começo do mês, durante o Google I/O, que irá incorporar marcações para imagens criadas por seus modelos de Inteligência Artificial, que indicarão as criadas por computador.

Postado em: 22-05-2023 às 14h28
Por: Julia Kuramoto
Imagem Ilustrando a Notícia: Google passará a rotular imagens criadas por Inteligência Artificial
Foto: Reprodução

O debate da Inteligência Artificial ser uma ferramenta de manipulação vem tornando-se uma grande polêmico. Sendo assim, o Google anunciou no começo do mês, durante o Google I/O, que irá incorporar marcações para imagens criadas por seus modelos de Inteligência Artificial, que indicarão as criadas por computador.

A mensagem do Google será: “Imagem autorrotulada como gerada por IA”. Desse modo, estes avisos, de acordo com a empresa, não serão visíveis ao olho humano, mas sim através de softwares, como a Pesquisa do Google. Por enquanto, só estará disponível em inglês e nos Estados Unidos.

Com isso, a empresa afirma que o usuário poderá ler as etiquetas que avisam sobre conteúdo modificado. Além disso, também irá ter informação adicional a respeito de todas as imagens em seus resultados, para ajudar a evitar enganos.

Continua após a publicidade

Esse processo será incluído principalmente quando a imagem for carregada pela primeira vez no mecanismo de pesquisa e se for citada por sites de notícias.

Portanto, a expectativa é que concorrentes copiem a ferramenta e já esteja disponível além das fronteiras norte-americanas, visto que a disseminação de fake news é uma preocupação em todo o mundo. Consequentemente, a postagem no blog do Google afirma que Midjourney, Shutterstock e outros deverão lançar as próprias marcações para tais conteúdos nos “próximos meses”.

Um dos episódios que causou confusão nas redes recentemente é o de quando o papa Francisco surgiu, vestindo uma jaqueta de inverno no modelo da marca Balenciaga. A imagem, gerada artificialmente, viralizou e enganou algumas pessoas, que pensaram ser real.

Leia também:

Veja Também