Por que príncipe Harry está processando os tabloides britânicos?

A Mirror Group Newspapper é responsável por alguns dos maiores tabloides do Reino Unido

Postado em: 06-06-2023 às 16h44
Por: Ana Beatriz Santiago
Imagem Ilustrando a Notícia: Por que príncipe Harry está processando os tabloides britânicos?
Imagem: Reprodução/EFE/Neil Hall

Príncipe Harry está processando o Mirror Group Newspapper (MGN), o maior grupo de empresas jornalísticas do Reino Unido, dentre elas os tabloides Daily Mirror, Sunday Mirror e The People, acusando a empresa de hackeamento telefônico.

A MGN admitiu já ter hackeado telefones de famosos antes, mas não os de Harry especificamente, e que o príncipe deve provar, mas não apresentou nenhuma defesa além disso. Também já teria contratado um investigador particular para coletar informações ilegais em 2004, mas isso não está incluso no processo.

A defesa apresentou 147 reportagens feitas entre 1996 e 2010 que podem conter informações adquiridas ilegalmente, e o juiz irá analisar 33 delas. A defesa alega que todos os aspectos da vida de Harry foram atingidos pela perseguição sofrida e que foi criada uma imagem irreal.

Continua após a publicidade

A notícia mais antiga que a defesa apresentou à justiça data de 16 de setembro de 1996 e conta que a princesa Diana, mãe de Harry, teria passado apenas 20 minutos com ele em seu aniversário de 12 anos porque ele “estava lidando mal com o divórcio” de Diana e Charles III, que tinha acontecido recentemente.

Também são apresentados vazamentos de informações médicas da época em que o duque de Sussex estava na escola como lesões que acontecerão quando praticava esportes, brigas familiares, uso de bebida alcoólica e drogas, e a invasão massiva de sua vida amorosa como seu relacionamento com Chelsea Davy.

Segundo os documentos, alguns dos contra-argumentos da MGN serão o uso de testemunhas oculares, informações de domínio público, a variedade de rotas para conseguir uma notícia e o interesse público de uma informação.

Leia também:

Segundo revista, Príncipe Harry e Meghan Markle estariam considerando separação

Príncipe Harry e Meghan Markle escapam de acidente de carro após perseguição de paparazzis, afirma porta-voz do casal

Seguidores apontam erro grave em perfil oficial da família real britânica

Veja Também