Saiba como os fungos são capazes de regular a própria temperatura

Os cogumelos são mais frios que o ambiente. Eles regulam sua temperatura por meio de algo parecido com o nosso suor: a evapotranspiração

Postado em: 07-06-2023 às 15h38
Por: Cecília Epifânio
Imagem Ilustrando a Notícia: Saiba como os fungos são capazes de regular a própria temperatura
Saiba como os fungos são capazes de regular a própria temperatura | Foto: Atelopus/ iStock

Aves e mamíferos possuem uma habilidade especial: eles são endotérmicos, e são capazes de controlar a própria temperatura. Quem tambés faz isso são as plantas. De maneira menos eficaz, elas liberam águal pelos estômados.

Um novo estudo mostra que os fungos também são endotérmicos. Segundo a pesquisa, cogumelos e outros fungos têm uma habilidade bem parecida com o nosso suor. a transpiração do nosso corpo serve para manter-mos ele resfriado, e, aparentemente, os fungos também liberam água para se manterem frescos.

A descoberta foi feita por acaso. Com o tédio da pandemia, um dos pesquisadores decidiu testar uma nova câmera térmica em um bosque. Então, eles notou algo estranho: todos os cogumelos registrados pareciam mais frios do que o resto da vegetação ao redor.

Continua após a publicidade

Dessa maneira surgiu a pesquisa. Com a equipe formada, eles se propuseram a estudar mais a fundo como funciona a termorregulação dos fungos. Além das fotos tiradas de diversos cogumelos silvestres, a equipe de pesquisa cultivou e fotografou diferentes tipos de fungos no laboratório – como a levedura da cerveja, o bolor da penicilina, patógenos humanos e até mesmo um fungo que cresce na Antartica. Todos apresentarem o mesmo comportamento.

Em média, os cogumelos era 2,9ºC mais gelados que o ar ao redor, com uma margem de 1,4ºC. Em algumas espécies, a temperatura chegou a registrar até 5,9ºC mais baixa.

Como já mencionado, os cogumelos regulam sua temperatura por meio da evapotranspiração, algo muito semelhante com o que acontece em nossa pele e nas folhas das plantas. Esses tipos de fungos possuem muita água, que vai sendo liberada gradualmente para manter o cogumelo frio.

Contudo, ainda não se sabe o motivo pelo qual os fungos regulam sua temperatura. Pode ser algo que os ajude na sobrevivência ou até mesmo reprodução – detalhes que serão explorados em estudos futuros.

“Geladeira” de cogumelos

Se você está achando que a descoberta ficou apenas na teoria está completamente enganado. Os pesquisadores decidiram usar os fungos na prática, e criaram um cooler de cogumelos – mas não é para gelar os cogumelos, mas que funcionaria usando eles. Eles fizeram dois buracos em cada lado de uma caixa de esopor pequena, com menos de meio quilo de cogumelos Agaricus bisporus, mais conhecidos como Champignon. Depois, instalaram um exaustor para fazer circular o ar e colocaram a caixa dentro de uma caixa maior.

Em 40 minutos do ventilador ligado, a temperatura da caixa grande caiu 10ºC por meia hora.

Foto: Pavel Muravev/ iStock

Veja Também