Spotify experimenta recurso de tradução para podcast

O novo recurso estaria disponível em idiomas como francês, espanhol e alemão para um seleto número de episódios lançados futuramente

Postado em: 28-09-2023 às 15h49
Por: Cecília Epifânio
Imagem Ilustrando a Notícia: Spotify experimenta recurso de tradução para podcast
Spotify experimenta recurso de tradução para podcast | Foto: Divulgação

Uma novidade envolvendo a inteligência artificial está prestes a chegar no Spotify. A plataforma de streaming musical está testando uma nova funcionalidade no app: tradução instantânea para outros idiomas de podcasts de grandes nomes, como Dax Shepard e Lex Fridman.

O recurso marca a mais nova tentativa da empresa sueca de capitalizar a inteligência artificial generativa, tecnologia que conquistou o mundo após a ascensão do ChatGPT, para atrair novos usuários e aumentas sua receita.

As versões traduzidas, que serão alimentadas pela tecnologia de geração de voz recém-lançada da OpenAI, em apoio com a Microsoft, vai imitar o estilo da voz do verdadeiro locutor e seriam mais naturais do que as dublagens tradicionais, de acordo com o Spotify.

Continua após a publicidade

A empresa também trabalhou com outros podcasters, como Monica Padman, Bill Simmons e Steven Bartlett.

Segundo o Spotify, as traduções estariam disponíveis em idiomas como o francês, espanhol e alemão, para um seleto número de episódios do catálogo de seus lançamentos futuros.

O Spotify tem investido fortemente nos últimos anos em seu negócio de podcast, esperando que os níveis mais elevados de engajamento oferecidos pelo formato atraiam mais anunciantes.

Mas isso aumentou as despesas operacionais da empresa, que subiram duas vezes mais rápido que o crescimento de suas receitas no ano passado. Além disso, as companhias também têm reduzido os gastos com publicidade devido às altas taxas de juros e inflação elevada.

Veja Também