Bilionário autraliano relança projeto para construir Titanic II

O presidente da Blue Star Line, Clive Palmer, quer que o Titanic II replique a experiência do navio original

Postado em: 18-03-2024 às 11h51
Por: Cecília Epifânio
Imagem Ilustrando a Notícia: Bilionário autraliano relança projeto para construir Titanic II
Bilionário autraliano relança projeto para construir Titanic II Foto: Blue Star Line

Há mais de uma década que o bilinário australiano, Clive Palmer, sonha em construir a segunda versão do navio mais famoso do muno: o Titanic. Palmer é dono de negócios do setor de mineração e, durante um evento na Austrália, ele lançou a terceira versão do projeto Titanic II – a réplica do navio que afundou em 1912 com mais de 2.200 pessoas a bordo, das quais apenas 700 sobreviveram.

Foi em 2012 que o executivo lançou os primeiros planos para o Titanic II e novamente em 2018. Em uma entrevista para a CNN australiana, Palmer disse que “é muito mais divertido fazer o Titanic do que ficar sentado em casa contando meu dinheiro”. Estima-se que ele ganhe quase US$ 500 milhões (algo em torno de R$ 2.5 bilhões) em royalties de mineração todos os anos.

Quando Clive apresentou a primeira ideia, lá em 2012, a opinião pública era de que ele era rico e excêntrico o suficiente para construi-lo. Mas a ideia acabou não indo para frente. Anos mais tarde, em 2018, a segunda versão do projeto foi introduzida, mas, devido a pandemia de Covid-19, o projeto acabou suspenso à medida que os portos fechavam. A empresa por trás do projeto é a Blue Star Line, da qual Palmer é presidente.

Continua após a publicidade

Réplica do navio de cruzeiro contará com uma grande escadaria, conforme planos vistos em animação | Foto: Blue Star Line

Em 2024, pós pandemia, cruzeiros voltando a popularidade, Clive Palmer disse que é o momento certo para reviver esse sonho. “Temos o prazer em anunciar que, após atrasos globais imprevistis, reencontramos parceiros para dar vida ao sonho do Titanic II. Que comece a jornada”, disse o exeutivo. A construção do navio deve ser iniciada no primeiro trimestre de 2025.

No relançamento, a equipe de Palmer distribuiu um vídeo de oito minutos que já existia há vários anos, mostrando o layout do navio e a aparência de cada sala, completo com atores vestidos com trajes de época. Os passageiros serão incentivados a vestir-se para os anos 1900, mas segundo um porta-voz, essa prática não será obrigatória.

O navio terá 269 metros de comprimento e 32,2 metros de largura – mais largo que o navio original. Ele terá capacidade para 2.345 passageiros distribuídos em nove decks com 835 cabines. Quase metade delas reservada para passageiros de primeira classe.

Os passageiros da terceira classe serão tratados com guisado e purê em mesas compridas em uma sala de jantar comunitária – como no barco original – embora um porta-voz tenha dito que outras refeições também estarão disponíveis para os que desejarem uma experiência menos autêntica.

Representação da sala de jantar da terceira classe do Titanic II | Foto: Blue Star Line

“Titanic II é algo que pode proporcionar paz. Pode ser um navio de paz entre todos os países do mundo. Milhões sonharam em navegar nele, vê-lo no porto e vivenciar sua majestade única. O Titanic II será o navio onde esses sonhos se tornarão realidade”, concluiu Palmer.

Veja Também