Consumo puxa PIB para baixo

Queda no consumo e investimentos foram determinantes para índice, que caiu 0,3% no primeiro trimestre de 2016

Postado em: 02-06-2016 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Consumo puxa PIB para baixo
Queda no consumo e investimentos foram determinantes para índice, que caiu 0,3% no primeiro trimestre de 2016

RHUDY CRYSTHIAN

A recessão econômica se aprofundou neste início de ano. No primeiro trimestre de 2016, o Produto Interno Bruto (PIB) teve queda de 0,3% em comparação com os três meses anteriores, segundo dados divulgados ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Foi a quinta queda trimestral seguida do índice. O consumo das famílias e investimentos foram os destaques negativos, com 1,7% e 2,7%, respectivamente. 

Apesar do tombo, no geral, foi o melhor resultado nessa comparação desde o quarto trimestre de 2014. Mas o economista Vitor Hugo do Amaral avalia que o momento está longe de ser positivo. “Apesar de a queda ter sido menor está distante de ser uma avaliação positiva porque manteve o patamar negativo em relação à comparação com o período anterior”, calcula.  

Continua após a publicidade

Ele explica que a leitura é que o cenário é realmente muito parecido de um período para o outro e continua a mesma disseminação de taxas negativas pela economia praticamente como um todo. “Sem querer ser pessimista, não dá para dizer que é um sinal de melhora nem de recuperação. Seria necessário um período de médio a longo prazo com saldos positivos consecutivos para ter essa avaliação”, calcula.

Ainda segundo o economista, essa queda de consumo é explicada pela piora dos indicadores de emprego e renda, e pela deterioração das operações de crédito do sistema financeiro para as pessoas físicas, do aumento da taxa básica de juros entre outros fatores que pesam para o crescimento da economia. Mesmas justificativas do IBGE. 

O consumo das famílias é um indicador de peso que tem impulsionado o PIB desde 2008. Sempre quando esse índice sobe empurra os demais setores pesquisados. No acumulado em quatro trimestres, o recuo vem desde o período de abril a junho do ano passado. Na comparação com o primeiro trimestre do ano anterior, todos os componentes da pesquisa tiveram queda pelo quinto trimestre seguido. 

 

Veja Também