José Eliton destaca força de Goiás

Para o governador em exercício, o Estado destaca-se pelo fato de ter tanto quantidade quanto qualidade em tecnologia

Postado em: 21-09-2016 às 06h00
Por: Toni Nascimento
Imagem Ilustrando a Notícia: José Eliton destaca força de Goiás
Para o governador em exercício, o Estado destaca-se pelo fato de ter tanto quantidade quanto qualidade em tecnologia


Governador em exercício recepciona ministro interino da Agricultura, Eumar Novacki, na abertura da 9ª Conferência Internacional de Confinadores (Interconf 2016), reforça capacidade tecnológica do Estado e meta de ampliar participação nos mercados nacional e internacional.

Em visita à 9ª Conferência Internacional de Confinadores (Interconf 2016), na manhã desta terça-feira (20/09), o governador em exercício, José Eliton, destacou o prestígio de Goiás, dentro do cenário nacional, na produção intensiva na pecuária de corte. Ele recepcionou o ministro interino da Agricultura, Eumar Novacki.
Para o governador em exercício, “o Estado destaca-se pelo fato de termos tanto quantidade quanto qualidade em tecnologia”. Ele afirma que “o objetivo é produzir um complexo de carnes que amplie a participação no mercado internacional”. 

Já o ministro interino da Agricultura, Eumar Novacki, afirma que o evento se destaca pela oportunidade em dialogar com os profissionais da área. “Podemos perguntar para os nossos clientes, por exemplo, o que fazer para nos tornamos mais eficientes. Esta é uma oportunidade de abrir um diálogo sério e entender as demandas do mercado”, pontua.

Continua após a publicidade

José Eliton recebeu o ministro ao lado do presidente da Associação Nacional dos Confinadores (Assocon), Eduardo Alves de Moura, do presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), José Mário Schreiner, do deputado Roberto Balestra e do do secretário de Desenvolvimento Econômico (SED), Luiz Maronezi e do superintendente de Agricultura da SED, Antônio Flavio.

De acordo com o governador em exercício, “este é um evento altamente importante, uma vez que Goiás é o estado que lidera a produção intensiva, temos cerca de um milhão de cabeças confinadas; e há uma representação muito forte nesse setor, que agrega cada dia mais tecnologia no manejo do gado”. Segundo ele, o foco do governo é oferecer incentivos para atração de indústrias e criar as condições adequadas, dentro do cenário macroeconômico, buscando alinhar as demandas e os interesses do setor produtivo à capacidade do Estado em ofertar serviços para atender os produtores.

Na mesma entrevista, durante o Interconf, José Eliton, falou da expectativa do governo em relação à safra 2016/2017. Conforme ressalta, é razoavelmente positiva com relação à produtividade. “Temos uma política clara, definida, de investimentos para o setor, que vai desde incentivos fiscais, passando por ações na área de infraestrutura que visam dar condições para que a produção seja escoada com muita agilidade no estado”, informa.

No entanto, segundo esclarece José Eliton, os preços são regulados pelo mercado nacional e impactados fortemente pelo mercado internacional. “Então, é uma situação que foge ao controle das autoridades locais, mas temos a expectativa de que o preço das commodities continue em ascensão de modo a valorizar o principal produto da pauta de exportações do estado, que é o complexo de soja”, afirma. O produto responde por mais de 30% da balança comercial goiana.

Goiás tem hoje um rebanho bovino estimado em aproximadamente 21 milhões de cabeças, o que representa 9,9% da produção nacional. Ocupa o 3º lugar no ranking nacional. De acordo com o governador em exercício…

Na balança comercial goiana, as carnes representam 19,3% das exportações, sendo destaque as bovinas, que somam 11,94%. É o segundo produto mais importante, ficando atrás apenas do complexo soja que totaliza 37,29% das exportações.

As carnes goianas têm como principais mercados: China, Países Baixos – Holanda, Itália, Vietnã, Hong Kong e Reino Unido. A Índia e os Estados Unidos compram de Goiás couros e derivados.

Veja Também