Reformas rápidas: bom negócio

Arquiteta dá dicas de como otimizar sua reforma e revela o passo a passo de como fazer essa mudança

Postado em: 09-10-2021 às 13h00
Por: Carlos Nathan Sampaio
Imagem Ilustrando a Notícia: Reformas rápidas: bom negócio
Arquiteta dá dicas de como otimizar sua reforma e revela o passo a passo de como fazer essa mudança | Foto: Reprodução

Nada mais revigorante do que mudar o ambiente onde mora, trabalha ou que usufrui em momentos de lazer. Mas convenhamos, obra pode ser muito estressante e frustrante. Pois bem, a arquiteta Déborah Meireles, que está na CASACOR Goiás 2021, a mais importante mostra de arquitetura e decoração das Américas, e que também assina o projeto do espaço The Clinic Especialistas em Saúde em Goiânia, trouxe a solução. De acordo com ela, versões simplificadas de projeto estão em alta e pode ser uma ótima escolha.

Renovar um ambiente proporciona mais do que apenas uma mudança estética, revela sensações de bem-estar, aconchego e até melhora a saúde física em alguns casos. Esse conceito se provou nesses últimos dois anos, durante a pandemia mais se reformou residências do que em qualquer outra época. Com as pessoas vivendo a era do Home Office, do estudo em casa e do distanciamento social perceberam que o ambiente familiar não mais os representavam. Por isso, o investimento em reformas aumentou.

Mas se dedicar a uma obra pode ser bastante estressante, causa muitas dores de cabeça e assim, os projetos simplificados e obras mais rápidas ganharam espaço no mercado. Por isso Déborah enfatiza que é essencial que se tenha um planejamento eficiente e profissionais competentes para que tudo saia da melhor forma possível e no tempo programado. “Com isso em mente, o ideal é otimizar cada etapa do processo de execução para que isso reflita em uma reforma rápida e sem frustrações”, diz a arquiteta.

Continua após a publicidade

A reforma otimizada garante para quem a coloca em prática muitos benefícios. Um deles e muito óbvio é o tempo para a finalização do projeto, que em obras de grande porte pode durar meses. Mudar pouco, investir em detalhes e coisas específicas, característica de uma reforma rápida, pode gerar grandes mudanças no ambiente que favorecem o bem-estar comum dos moradores e frequentadores, apesar de muitos acharem o contrário. Outro ponto que merece destaque é a economia que se faz nesse método.

Segundo a arquiteta, além de um cronograma bem-definido, materiais de qualidade e profissionais capacitados, para uma reforma ser ágil e com um bom resultado é necessário que você saiba quanto pretende investir, se você estará em casa durante essa reforma, sem tem crianças, idosos ou alérgicos na casa. “Todos esses questionamentos são necessários para direcionamento da reforma. Mas vou ainda falar de alguns outros pontos importantes a serem observados”.

Déborah deixa o passo a passo para quem pretende ingressar nessa aventura de reformar: Primeiro verifique se o piso está em bom estado. “Se sim e a grana está curta, mantenha, caso contrário, um ótimo material para usar por cima é o piso laminado, que não precisa quebrar o que está embaixo e em forma de click, você pode levar com você para qualquer lugar em caso de mudanças”. Na dúvida sobre a pintura, opte por cores ‘sujinhas’, é o caso do Crômio, da Suvinil ou Papel Picado da mesma marca, elas transmitem aconchego ao espaço.

Para uma boa leitura ou realizar atividades que exijam atenção aos detalhes, nada melhor do que uma boa iluminação. “Lembrando que em reformas otimizadas, o ideal é não quebrar paredes, então para dar um upgrade na sua iluminação abajures e luminárias de piso são ótimas sugestões para aumentar a iluminação do ambiente”, revela a arquiteta. Ela complementa dizendo que se você quiser adequar no teto, o trilho faz uma ótima distribuição.

E por fim, os móveis soltos e decoração dão o toque final. Errar a escolha dos móveis pode trazer alguns transtornos, por isso meça seu espaço antes da compra. “Os mobiliários soltos são versáteis, você pode levar pra onde quiser. Adicione quadros, esculturas, ou jogos de espelho na parede e conte sua história através da decoração, com itens afetivos herdados pela família, comprado em viagens ou fotos de momentos felizes”, finaliza. E assim, ouse, se divirta e espalhe amor e carinho em cada detalhe da sua reforma.

Veja Também