Consolidação do 5G norteia principais tendências em tecnologia para 2022

Com a chegada do 5G a todas as capitais brasileiras, haverá transformação digital acelerada nas organizações

Postado em: 08-01-2022 às 13h39
Por: Augusto Sobrinho
Imagem Ilustrando a Notícia: Consolidação do 5G norteia principais tendências em tecnologia para 2022
Com a chegada do 5G a todas as capitais brasileiras, haverá transformação digital acelerada nas organizações | Foto: Reprodução

O ano de 2022 promete ser mais um ano de muitos avanços e inovações. Chegada do 5G a todas as capitais brasileiras, transformação digital acelerada nas organizações, consolidação de ferramentas tecnológicas para trabalho híbrido, ampliação do uso de Inteligência Artificial e Machine Learning. Prova disso aparece no estudo da International Data Corporation (IDC), que aponta que a expectativa é que mais da metade da economia global seja baseada ou influenciada pelo digital em 2022. 

Também mostra que 70% de todas as empresas terão acelerado o uso de tecnologias digitais neste ano. Mas, afinal, quais tecnologias devem ser protagonistas em 2022? Ouvimos a opinião de especialistas na área de tecnologia em diferentes segmentos para apontar quais as soluções e inovações irão se destacar. Confira a seguir as principais tendências:

Saúde: 5G

Continua após a publicidade

A pandemia acelerou o uso de Inteligência Artificial, Internet das Coisas e teleatendimento na área da saúde. Para 2022, a expectativa é que essas soluções sejam consolidadas, principalmente com a implementação do 5G. Para Gean Pereira, head de Inovação da healthtech Zitrus, a nova tecnologia irá acelerar soluções já existentes, agilizando diagnósticos e tornando os tratamentos mais assertivos, além de permitir a disseminação de dispositivos para monitorar a saúde dos pacientes e acionar, imediatamente, serviços de saúde. 

“O 5G irá garantir ainda mais qualidade e acesso às teleconsultas. Esse avanço na conexão vai melhorar toda a experiência de atendimento na saúde, que irá oferecer um acompanhamento mais personalizado, integrado e os pacientes irão assumir o protagonismo neste processo”, complementa.

Varejo: Softwares de gestão e Frente de caixa móvel 

O checkout móvel é uma tendência focada na otimização da experiência do consumidor. A ideia geral envolve a substituição de um caixa físico por um dispositivo móvel com software que integra ponto de venda, meios de pagamento e emissão da nota fiscal, o que elimina filas. “Sem a obrigação de se limitar por trás dos caixas, todos os funcionários podem se concentrar nas necessidades de cada cliente, fazendo um acompanhamento do ciclo completo de atendimento — da chegada na loja até a efetivação da compra”, explica João Gustavo Pompeo, CEO da Eyemobile, empresa de tecnologias para vendas físicas e digitais. Com o PDV móvel, a equipe também passa a contar com informações na ponta dos dedos, podendo esclarecer dúvidas e fazer recomendações e ofertas com base em dados e históricos cadastrados.

Indústria: Simulação Computacional

A velocidade do desenvolvimento tecnológico, essencial nos dias atuais, só é possível por uma razão: simulação computacional. Presente em diversos setores, contribuindo com sustentabilidade, segurança, indústrias e educação, a simulação ainda tem muito para beneficiar a humanidade. “Em 2022 e no futuro próximo, essa tecnologia precisa ser ainda mais acessível e mais fácil de usar. Assim, os resultados se tornarão mais rápidos e mais aplicáveis aos problemas do cotidiano. Considerada a solução que promoveu a digitalização da engenharia, a simulação vai, naturalmente, passar a resolver problemas mais complexos”, afirma Clovis Maliska Jr, CEO da ESSS.

 Moradia: Aluguel e coliving

Eduardo Gastaldo, especialista em economia compartilhada e CEO da Bewiki, acredita que negócios como o da proptech, que constrói e gerencia empreendimentos que reúnem studios prontos para morar, escritórios compartilhados e outros serviços essenciais, devem crescer em 2022. O aumento da demanda por espaços prontos para morar acontece em um cenário em que as pessoas estão buscando um estilo de vida mais flexível e descomplicado. “Mudanças como o home office tornaram possível morar em diferentes cidades em espaços curtos de tempo, sem precisar considerar o deslocamento para o trabalho. Por isso, negócios que permitem que a pessoa apenas arrume suas malas e se mude, sem precisar carregar uma casa inteira junto, devem se tornar ainda mais populares no próximo ano”, avalia.

Veja Também