Prazos para envio do Imposto de Renda devem ser divulgados até o começo de março; confira

De acordo com os anos anteriores a divulgação do calendário deve acontecer nos próximos dias e a data para começar o envio deve ser em março e a final deve ser 30 de abril

Postado em: 21-02-2022 às 16h17
Por: Cecília Sampaio
Imagem Ilustrando a Notícia: Prazos para envio do Imposto de Renda devem ser divulgados até o começo de março; confira
De acordo com os anos anteriores a divulgação do calendário deve acontecer nos próximos dias e a data para começar o envio deve ser em março e a final deve ser 30 de abril | Foto: reprodução

A Receita Federal informou que vai divulgar, nesta semana, ou até começo de março, as regras e o prazo para a declaração do Imposto de Renda 2022. De acordo com os anos anteriores a divulgação do calendário deve acontecer nos próximos dias e a data para começar o envio deve ser em março e a final deve ser 30 de abril.

Esse ano o prazo final não irá até final de maio, o que aconteceu no ano passado pela pandemia do coronavírus. Especialistas indicam que comecem a ir atrás de segundas vias de documentos que faltam.

Os contribuintes também já podem ir atrás dos informes de rendimentos das fontes pagadoras, bancos e recibos de pagamentos de compras. Também podem aproveitar que o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) liberou na sexta-feira (18) o extrato e os seguros já podem ter acesso pela internet.

Continua após a publicidade

Com todos os papéis em dia, os contribuintes podem fazer o preenchimento da declaração assim que a receita federal abrir prazo. Assim tem maior chances de entrar nos primeiros lotes da restituição, ou ainda, fazer o pagamento em uma parcela única com desconto ou parcelar.

Veja Também