Ausência de Auxílio Emergencial provoca queda recorde em renda mensal

A pesquisa demonstrou uma passagem entre o ano passado e o ano retrasado, apontando uma série de números baixos a partir dos componentes na renda do brasileiro.

Postado em: 10-06-2022 às 14h46
Por: Victória Vieira
Imagem Ilustrando a Notícia: Ausência de Auxílio Emergencial provoca queda recorde em renda mensal
A pesquisa demonstrou uma passagem entre o ano passado e o ano retrasado, apontando uma série de números baixos a partir dos componentes na renda do brasileiro | Foto: Reprodução

Uma pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nesta sexta feira (10/6), mostrou que a ausência do Auxílio Emergencial causou uma queda recorde na renda da população brasileira após a crise provocada pela pandemia da Covid-19.

A pesquisa demonstrou uma passagem entre o ano passado e o ano retrasado, apontando uma série de números baixos a partir dos componentes na renda do brasileiro. Esse fator está relacionado a redução do benefício disponibilizado pelo Governo e impactou na renda domiciliar per capita, estreando com um valor histórico, fora isso, a proporção de pessoas que vivem sem qualquer tipo de rendimento, também aumentou.

Os cálculos foram feitos pelo IBGE que considera todos os rendimentos, diferente da renda domiciliar per capita que trabalha com a divisão do rendimento das pessoas que vivem sob o mesmo teto.

Continua após a publicidade

“Esse auxílio foi meio que um colchão para a queda da renda do trabalho durante a pandemia. Foi esse colchão que segurou o impacto em 2021, mas ao começar a ser retirado em 2021 provocou essa queda generalizada da renda no país”, comentou a analista da pesquisa, Alessandra Scalioni Brito.

O levantamento corresponde a uma queda de 5,1%. Em 2020, o rendimento mensal médio real de todas as fontes brasileiras foram de R$ 2.386 para R$ 2.265 no ano passado, correspondendo o valor mais baixo desde 2012. A mudança de 2019 para 2010 foi ainda menor, sendo de 3,4%, graças a alta taxa de desemprego no país. Scalioni explica que apesar dos números, o aumento da ocupação no mercado de trabalho se deu pela informalidade, e o serviço informal não foi suficiente para aumentar o rendimento médio.

Veja Também