Popularização do “car care” impulsiona mercado de estética automotiva

Empresas que fornecem itens para lava a jatos e consumidores pessoa física viu a venda desses produtos crescer 28% nos últimos dois anos.

Postado em: 04-07-2022 às 13h38
Por: Luan Monteiro
Imagem Ilustrando a Notícia: Popularização do “car care” impulsiona mercado de estética automotiva
Empresas que fornecem itens para lava a jatos e consumidores pessoa física viu a venda desses produtos crescer 28% nos últimos dois anos. | Foto: Reprodução

É notável que o brasileiro é apaixonado por carros e isso é provado pelas estatísticas da indústria automobilísticas no país. Porém, números recentes apontam que, nos últimos anos, quem tem veículo está se preocupando mais em deixa-lo mais bonito e atraente.

Lava a jatos de Goiânia e Região Metropolitana estão cada vez mais cheios. Quem não reserva horário, acaba tendo que voltar em outro dia. Porém, há uma parcela grande de donos de veículos que não terceirizam essa tarefa. Eles mesmos dão o trato no carro.

Com a popularização do chamado car care, em tradução livre, cuidados com o carro, lavadores profissionais e entusiastas agora disputam no mercado produtos como ceras, shampoos, silicones, esponjas, condicionador de pneus, limpadores de uso geral, além de acessórios. O diretor da Aqualis Soluções, empresa de Goiânia que distribui produtos de estética automotiva para lava a jatos e consumidores finais, Rafael Gonçalves, viu as vendas desses itens crescerem 28% entre 2020 e 2022.

Continua após a publicidade

“A cultura do embelezamento automotivo se difundiu muito nos últimos anos, no exterior e no Brasil. E a indústria tem se desdobrado para tentar atender toda essa demanda, que vem também de transportadoras, empresas de ônibus, locadoras de veículos, lava a jatos e hobbistas [entusiastas] de todo o Brasil”, diz Rafael.

Segundo números apurados pela Associação Brasileira de Franchising, o mercado de car care deve seguir crescendo em 2022. A arrecadação do setor de serviços automotivos aumentou 8,9% de 2020 a 2021, passando de R$ 5,9 bilhões, no ano retrasado, para R$ 6,5 bilhões no ano passado. “É um mercado que explodiu”, frisa Rafael.

O encarregado de logística Frederico Ramos, de 28 anos, é entusiasta do car care de carteirinha. Ele próprio lava o carro duas vezes por semana, mesmo que o veículo não esteja completamente sujo. “Eu adoro carros. Gosto de som, de acessórios, mas confesso que sou mais empolgado é em manter o carro sempre limpo. Minha esposa ama”, revela Frederico aos risos.

Veja Também