Conab: Goiás aumenta projeção para produção sorgo e girassol no País

"Estamos vendo um avanço relevante na produtividade, e isso é sinal de boas condições climáticas, aliadas à profissionalização, investimento em tecnologia e conhecimento”, diz secretário de Agricultura

Postado em: 12-05-2023 às 09h31
Por: Francisco Costa
Imagem Ilustrando a Notícia: Conab: Goiás aumenta projeção para produção sorgo e girassol no País
"Estamos vendo um avanço relevante na produtividade, e isso é sinal de boas condições climáticas, aliadas à profissionalização, investimento em tecnologia e conhecimento”, diz secretário de Agricultura (Foto: Wenderson Araújo/Governo de Goiás)

Estimativa da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), divulgadas na quinta-feira (11), sobre projeções para a Safra de Grãos 2022/2023 aponta Goiás isolado na liderança da produção de sorgo e girassol no País. Em relação ao levantamento do mês passado, a produção estadual de sorgo foi 1,17 milhão de toneladas para 1,34 milhão de toneladas. Sobre a safra do girassol, os números passaram de 43,2 mil toneladas para 48,2 mil toneladas.

“Algumas culturas se beneficiaram das chuvas e, enquanto alguns Estados tiveram perdas, Goiás seguiu o caminho inverso. Mas também tem muito trabalho do produtor rural goiano envolvido nessa melhora da perspectiva. Estamos vendo um avanço relevante na produtividade, e isso é sinal de boas condições climáticas, aliadas à profissionalização, investimento em tecnologia e conhecimento”, diz o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Pedro Leonardo Rezende.

Ainda sobre o sorgo, caso os números se confirmem será um crescimento de 21,9% em relação ao volume produzido na Safra 21/22. A Conab aponta que as lavouras goianas do grão “estão em boas condições de desenvolvimento, favorecidas principalmente pela continuidade das chuvas em volumes satisfatórios durante abril”. Com isso, o rendimento médio de 3,05 toneladas por hectare passa para 3,49 toneladas por hectare.

Continua após a publicidade

Para o girassol, caso o volume projetado para a safra goiana aumente de 43,2 mil toneladas para 48,2 mil toneladas no ciclo 22/23, haverá acréscimo de 121,1% em relação ao ciclo anterior. Destaca-se, a perspectiva para produtividade foi de 1,6 tonelada por hectare para 1,62 tonelada por hectare (mais 93,3% frente a 21/22). Em relação a área plantada, o aumento foi de 27 mil hectares para 29,7 mil hectares (alta de 14,2%).

Outros dados

Segundo a Conab, as lavouras goianas devem entregar um total de 32,28 milhões de toneladas de grãos na Safra 22/23, número que também teve aumento nas projeções de quinta. Antes era de 32,01 milhões de toneladas. Com isso, Goiás deve ficar em terceiro lugar entre os maiores produtores estaduais. Lideram Mato Grosso e Paraná.

Ainda conforme este, que é o 8º Levantamento da Safra 2022/2023, a produção de soja em Goiás deve alcançar 17,73 milhões de toneladas (mais 2% relação ao ciclo passado), com produtividade de 3,9 toneladas por hectare (queda de 1,5%) e área plantada de 4,55 milhões de hectares (alta de 3,5%). Em relação ao milho, o grão deve chegar a 12,59 milhões de toneladas (alta de 29,2%), com produtividade de 6,74 toneladas por hectare (mais 32,8%) e área plantada de 1,87 milhões de hectares (queda de 2,7%).

Com isso, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Estado deve atingir em 2023 a maior área plantada com cereais, leguminosas e oleaginosas da série histórica registrada pelo órgão em Goiás. A expectativa é de 6,73 milhões de hectares. Isso representa 4% de aumento em relação a 2022.

Assim, a produção goiana deve chegar a 29,1 milhões de toneladas. O montante é 9,6% da produção nacional. Em relação ao mês anterior, a estimativa para a produção total goiana registrou acréscimo de 1,3 milhão de toneladas, maior entre todos os Estados.

Veja Também