Stock Car: Genialidade e emoção na pista de Interlagos

A Stock Car acelera no próximo fim de semana, entre os dias 21 e 23 de abril, para a segunda etapa da

Postado em: 17-04-2023 às 16h00
Por: Ildeu Iussef
Imagem Ilustrando a Notícia: Stock Car: Genialidade e emoção na pista de Interlagos
Stock Car vai para Interlagos com disputa acirrada pela liderança do campeonato (Foto: Duda Bairros/Vicar)

A Stock Car acelera no próximo fim de semana, entre os dias 21 e 23 de abril, para a segunda etapa da temporada de 2023, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo. 

Há quase três semanas, em Goiânia, pela primeira vez a Stock Car viu caírem três recordes no mesmo dia, além de vitórias bastante marcadas pela emoção por parte de Daniel Serra (Eurofarma RC) e, em especial, Thiago Camilo (Ipiranga Racing), que abandonou o carro ainda na reta para explodir em lágrimas diante da arquibancada lotada, na corrida que dedicou ao tio e grande incentivador, Sérgio Ruas, falecido dias antes. 

Outro marco que chamou a atenção foi registrado nas tomadas de tempo para o grid, sinalizando que o equilíbrio deverá se fazer presente novamente em Interlagos. Em Goiânia, nada menos que 18 carros ficaram separados por menos de meio segundo.

Continua após a publicidade

Recordes em Interlagos

Em 2023, no traçado de Interlagos, a Stock Car estabelecerá novos marcos e o que mais chama a atenção, sem dúvidas, é o fato de Interlagos ser a primeira pista a atingir 150 largadas da Stock Car. Atualmente, a pista conta 146 largadas e irá realizar seis neste ano (duas em cada uma das três etapas). A marca será atingida no dia nove de julho, quando a categoria voltará ao circuito para a quinta etapa.

No próximo domingo (23), quando as luzes vermelhas se apagarem, Cacá Bueno, da KTF Sports, e Thiago Camilo, da Ipiranga Racing, que estão empatados como os pilotos em atividade com mais vitórias em Interlagos, com sete primeiros lugares cada um, vão brigar pelo desempate. Já Ricardo Maurício, da Eurofarma RC, tem seis vitórias e é outro forte candidato a brigar pela quebra do recorde.

Outro recorde a ser estabelecido no domingo é o de Allam Khodair, experiente piloto da Blau Motorsports, que se tornará um dos três únicos em atividade a largar 300 vezes na Stock Car, um clube exclusivo que só conta por enquanto com Cacá Bueno (334 largadas) e Thiago Camilo (321). Ingo Hoffmann, com 332 provas, também integra este grupo de notáveis.

Entretanto, há alguns fatos memoráveis que a categoria registrou em Interlagos na temporada passada. Foram três etapas em 2022, com duas largadas cada e seis vencedores diferentes: Gabriel Casagrande, Enzo Elias, Matías Rossi, Felipe Fraga, Felipe Baptista e Ricardo Maurício.

Importante ressaltar que Matías Rossi tornou-se o estrangeiro mais bem-sucedido da história da Stock Car ao faturar a Corrida 1 da sétima etapa de 2022. Com o recente anúncio da etapa em Buenos Aires, a ser disputada no mês de outubro, o piloto argentino entrará na pista muito mais motivado.

Classificação

A Stock Car desembarca em Interlagos, para a disputa da segunda de 12 etapas da temporada, com Daniel Serra (Eurofarma RC) na liderança do campeonato com 43 pontos. Na sequência completam o top-10: Thiago Camilo (Ipiranga Racing) com 39, Ricardo Maurício (Eurofarma RC) com 34, Bruno Baptista (RCM Motorsport) com 28, Nelsinho Piquet Jr. (Crown Racing) com 28, Marcos Gomes (Cavaleiro Sports) com 27, Ricardo Zonta (RCM Motorsport) com 26, Rubens Barrichello (Mobil Ale Full Time) com 22, Allam Khodair (Blau Motorsport) com 22 e Gabriel Casagrande (A.Mattheis-Vogel) com 19 pontos.

Agenda

As atividades de pista vão ter início na sexta-feira (21) com a realização do Shakedown e do Treino Livre 1. Já no sábado (22), os pilotos vão realizar no começo da manhã o Treino Livre 2 e no período da tarde, por volta das 12h50, o Qualificatório que definirá o grid de largada para Corrida 1.

No domingo (23), a Stock Car disputará as duas corridas no Autódromo de Interlagos. A largada da Corrida 1 está prevista para 12h10 e a prova contará com 30 minutos de duração mais uma volta. Logo na sequência, com a inversão no grid dos dez primeiros colocados da primeira prova, será disputada a Corrida 2 com 30 minutos de duração mais uma volta.

Veja Também