Stock Car sai de Interlagos com novo líder

A Stock Car viveu um domingo de festa no Autódromo de Interlagos. A principal categoria do automobilismo na América do Sul fechou

Postado em: 24-04-2023 às 15h45
Por: Ildeu Iussef
Imagem Ilustrando a Notícia: Stock Car sai de Interlagos com novo líder
Antigos líderes não fizeram uma boa segunda etapa, enquanto Gabriel Casagrande e Ricardo Maurício, escalaram a tabela (Foto: Marcelo Machado de Melo/Stock Car)

A Stock Car viveu um domingo de festa no Autódromo de Interlagos. A principal categoria do automobilismo na América do Sul fechou a segunda etapa da temporada 2023 com duas grandes e movimentadas corridas, que coroaram pilotos acostumados a vencer no lendário traçado paulistano: Gabriel Casagrande, da A.Mattheis Vogel, faturou a primeira prova, enquanto Ricardo Maurício, da Eurofarma RC, venceu a segunda disputa.

Tais resultados aumentaram o retrospecto vencedor dos dois pilotos em Interlagos. Gabriel Casagrande agora tem três triunfos no ‘templo do automobilismo brasileiro’. Já Ricardinho Maurício chegou a sete vitórias na pista, empatando com Cacá Bueno e Thiago Camilo como os maiores vencedores em atividade no circuito. O tricampeão alcançou 36 vitórias na categoria e também ampliou seu recorde de pódios entre os competidores na ativa, com 87 pódios e entrando no top-3 da Stock Car, a apenas quatro de igualar o vice-líder geral na estatística, o tetracampeão Paulo Gomes.

Interlagos também foi palco de outra bela performance de Gaetano Di Mauro. A bordo do Chevrolet Cruze #11 da Hot Car Competições, o jovem piloto de 25 anos fechou a primeira prova no top-5 e garantiu seu lugar no pódio na Corrida 2. 

Continua após a publicidade

Enquanto, Guilherme Salas, da KTF Racing, e Bruno Baptista, da RCM Motorsport, foram confirmados em segundo e terceiro colocados da Corrida 1, respectivamente, após Cesar Ramos, da Ipiranga Racing, – que na pista terminou em segundo – ter sido punido em 20s por irregularidade no pit-stop. 

Outro grande destaque na etapa foi  Rafael Suzuki, piloto da Pole Motorsport, que saiu da 30ª colocação na largada, acertou na estratégia e terminou em segundo lugar, marcando assim seu sexto pódio na Stock Car.

Novos líderes

O desfecho da segunda etapa da temporada promoveu mudança radical nos postos de líder e vice-líder de um campeonato ainda em sua fase inicial. Depois de Daniel Serra tomar a ponta da tabela após a etapa de Goiânia, no início de abril, agora Ricardo Maurício assumiu a primeira posição. Com 70 pontos, o tricampeão está quatro à frente de Gabriel Casagrande, o segundo colocado. Enquanto, Serrinha caiu de primeiro para quinto e agora soma 53 pontos.

“Feliz demais com esse resultado final. O fim de semana começou um pouco complicado para a nossa equipe, mas a gente acabou juntando tudo: um pouco de sorte, o trabalho inacreditável do time, e a estratégia. E o Meinha sempre faz um carro muito bom para a corrida, um carro que é competitivo, e não deu outra. Foi maravilhoso, e sair líder do campeonato, com mais uma vitória na carreira, é u m fim de semana muito especial. Mas ainda temos mais dez etapas pela frente”, afirmou Ricardo Maurício.

Para Gabriel Casagrande, o fim de semana foi muito importante em termos de luta pelo título. O campeão de 2021 “pegou um elevador” na tabela do campeonato ao subir de décimo para a segunda colocação. O piloto entende que Interlagos traduziu uma performance comparável ao ano em que foi campeão da Stock Car.

“Foi muito bom. Estou muito feliz por poder voltar a vencer e a estar no pódio. Só tenho a agradecer à minha equipe por ter me dado um carro sensacional. A gente conseguiu um domingo perfeito dentro das condições que a gente tinha. Coletamos muitos pontos, que era o que eu queria, e estamos de volta na briga. Dá para dizer que vamos brigar de novo, como foi em 2021. Inclusive, naquele ano, a segunda etapa foi em Interlagos e fizemos a pole, ganhamos a corrida e demos um salto no campeonato. Então dá para dizer que a gente está nas mesmas condições e vamos com tudo, continuar nesse ritmo”, comemorou Casagrande.

Classificação

Após a disputa da segunda de 12 etapas da temporada, a Stock Car tem Ricardo Maurício (Eurofarma RC) na liderança do campeonato com 70 pontos. Na sequência completam o top-10: Gabriel Casagrande (A.Mattheis-Vogel) com 66, Bruno Baptista (RCM Motorsport) com 64, Gaetano Di Mauro (Hot Car Competições) com 54, Daniel Serra (Eurofarma RC) com 53, Rubens Barrichello (Mobil Ale Full Time) com 53, Thiago Camilo (Ipiranga Racing) com 51, Ricardo Zonta (RCM Motorsport) com 41, Denis Navarro (Cavaleiro Sports) com 41 e Guilherme Salas (KTF Racing) com 39 pontos.

Agenda

A próxima etapa da temporada 2023 da Stock Car será realizada dentro de quatro semanas. Será o regresso da categoria ao seu berço, o Autódromo de Tarumã, em Viamão, na Grande Porto Alegre (RS), onde a Stock Car largou pela primeira vez há 44 anos e viria a se firmar como a principal categoria do automobilismo brasileiro e uma das mais competitivas do mundo. A terceira rodada do campeonato está marcada para os dias 20 e 21 de maio.

Veja Também