Stock Car tem etapa imprevisível em Cascavel

A Stock Car desembarca neste fim de semana no veloz Autódromo Internacional Zilmar Beux, na cidade de Cascavel (PR). A categoria realizará

Postado em: 15-06-2023 às 14h00
Por: Ildeu Iussef
Imagem Ilustrando a Notícia: Stock Car tem etapa imprevisível em Cascavel
Com líderes separados por apenas dois pontos, categoria vai a uma das pistas mais velozes do Brasil (Foto: Duda Bairros / Stock Car)

A Stock Car desembarca neste fim de semana no veloz Autódromo Internacional Zilmar Beux, na cidade de Cascavel (PR). A categoria realizará a quarta etapa da temporada 2023 com os líderes separados por apenas dois pontos e a certeza de que o público assistirá a duas corridas imprevisíveis, de um campeonato pra lá de disputado. 

Um dos pilotos com mais vitórias em Cascavel, Thiago Camilo (Ipiranga Racing) é o líder da tabela com 99 pontos e tem em seu encalço o campeão de 2021 Gabriel Casagrande (A.Mattheis Vogel), apenas dois tentos atrás.

O circuito de 3.058 metros passou por um processo de recapeamento no ano passado, além da instalação de novas zebras padrão FIA, com custo de R$ 2,6 milhões, segundo a Prefeitura Municipal. A pista já recebeu 25 corridas da Stock Car entre 1979 e 2021, número que coloca Cascavel entre as dez pistas que mais sediaram provas da categoria.

Continua após a publicidade

Um dos maiores atrativos da pista é a famosa Curva do Bacião, uma espécie de versão brasileira ‘Eau Rouge’, em alusão à desafiadora curva do circuito de Spa-Francorchamps, na Bélgica. O trecho cascavelense de raio longo é percorrido em alta velocidade e em descida logo após a reta dos boxes.

Campeonato parelho

Como de costume, a Stock Car vem entregando uma temporada muito equilibrada, com corridas absolutamente imprevisíveis e um grid de alto nível. Até agora, foram cinco vencedores diferentes nas seis provas disputadas no campeonato de 2023. Apenas Thiago Camilo, o líder da tabela, tem duas vitórias, terminando em primeiro em Goiânia e Tarumã (RS). Daniel Serra e Ricardo Maurício (Eurofarma RC), Gabriel Casagrande e Rubens Barrichello (Mobil Ale) têm um primeiro lugar cada.

Treze pilotos já subiram ao pódio: Camilo, Maurício, Casagrande, Bruno Baptista (RCM Motorsport) e Felipe Fraga (Blau Motorsport) escalaram o top-3 em duas oportunidades. Serra, Barrichello, Ricardo Zonta (RCM Motorsport), Guilherme Salas (KTF), Rafael Suzuki (Pole Motorsport), Gaetano Di Mauro (Hot Car Competições), Cesar Ramos (Ipiranga Racing) e Átila Abreu (Pole) também levaram um troféu para casa até o momento.

Em um clima de “tudo pode acontecer”, os líderes Thiago Camilo e Gabriel Casagrande terão que defender suas posições de diversos outros competidores. Entre eles, o atual campeão Rubens Barrichello, que está em terceiro (79 pontos) e vem embalado pela vitória na Corrida 2 em Tarumã. Cesar Ramos e Ricardo Maurício vêm a seguir, com 77 e 73 pontos, respectivamente.

Um dos pilotos mais vitoriosos da história da Stock Car, Ricardo Maurício chegará a 300 corridas na categoria ainda no auge do seu desempenho. Com quase 20 anos na categoria, o piloto de 44 anos estreou em 2004, em Curitiba. 

Ricardinho, como é chamado na categoria, é dono de três títulos (2008, 2013 e 2020), 36 vitórias, 87 pódios — recordista na estatística entre os pilotos em atividade na Stock Car —, 20 poles e 31 voltas mais rápidas. Sua largada de número 300 será a primeira das duas provas a serem disputadas no domingo. Outros pilotos que já atingiram essa marca são Cacá Bueno (338 largadas), Ingo Hoffmann (332), Thiago Camilo (325) e Allam Khodair (302).

Agenda

As atividades de pista começam nesta sexta-feira (16) com o Shakedown e o Treino Livre 1. Já no sábado (17) será realizado o Treino Livre 2 e a classificação que definirá o grid de largada da Corrida 1. No domingo (18), às 11h10 será dada a largada para a Corrida 1 (que terá duração de 30 minutos + 1 volta) e às 11h50 será realizada a Corrida (com duração de 30 minutos + 1 volta). 

A Stock Car é transmitida ao vivo pela Band (TV aberta), SporTV e BandSports (canais por assinatura) e canais oficiais da categoria no YouTube.

Veja Também