Dez times sul-americanos disputam seis vagas para Copa do Mundo

Bola rolando nas Eliminatórias

Postado em: 13-09-2023 às 23h01
Por: Larissy Summer Santos
Imagem Ilustrando a Notícia: Dez times sul-americanos disputam seis vagas para Copa do Mundo
Equador começou a competição com menos três pontos por escalação irregular. (Foto: André Durão / MoWA Press)

As Eliminatórias Sul-Americanas começaram desde a semana passada e duas rodadas aconteceram. A competição que definirá as seis seleções do continente Sul-Americano que disputará a Copa do Mundo de 2026 tem o Brasil e a Argentina como as únicas seleções invictas, a seleção brasileira na liderando por conta do saldo de gols, e a seleção argentina vindo logo atrás.

O campeonato conta com a participação de dez seleções que jogam entre si, em turno e returno, as seis seleções que mais pontuarem se classificam de forma direta para a Copa de 2026. Enquanto a seleção que ficar no sétimo lugar disputa a repescagem. 

Primeira rodada 

Continua após a publicidade

Paraguai e Peru abriram a rodada na quinta (07) ao empatar em 0 a 0, no Estádio  Antonio Oddone Sarubbi, Ciudad del Este, no Paraguai. Nos outros dois confrontos do dia, Colômbia contra Venezuela e Argentina contra Equador, as equipes donas da casa venceram a partida pelo placar mínimo de 1 a 0. Messi decidiu para os hermanos com um gol de falta, enquanto pelo lado colombiano Rafael Santos Borré marcou.

Na sexta (08) dois jogos aconteceram, o primeiro entre Uruguai e Chile, com vitória do Uruguai por 3 a 1, Nicolas De La Cruz foi o melhor jogador da partida com dois gols e uma assistência, Vidal descontou para o Chile. E a goleada do Brasil sobre a Bolívia, por 5 a 1, no estádio  Mangueirão, em Belém, no Pará.

Destaque para Neymar que marcou dois gols e deu uma assistência. Com os gols na partida, o camisa 10 da seleção se tornou o jogador que mais marcou para a amarelinha, 79 gols, superando Pelé, a CBF conta 77 gols, mas pela contagem do Rei são 95. 

Segunda rodada

Todas as cinco partidas realizadas na terça (14), Bolívia recebeu a Argentina, que sem Messi na altitude de La Paz venceu por 3 a 0. O Equador venceu de virada o Uruguai por 2 a 1, Canobbio abriu o placar, mas o zagueiro equatoriano Félix Torres garantiu a vitória em casa. 

No Estádio Monumental de Maturín, na Venezuela, a Venezuela derrotou o Paraguai já nos acréscimos do segundo tempo, após marcação de um pênalti. Chile e Colômbia ficaram no 0 a 0. 

No último jogo do dia, o Brasil venceu o Peru com um gol do zagueiro Marquinhos no final da partida, com a vitória a era Diniz segue com 100% de aproveitamento. A seleção amarelinha teve dificuldade para criar chances de gols comparado ao jogo passado, mesmo com maior posse de bola e dois gols anulados pelo VAR. O goleiro Ederson teve pouco trabalho na partida. 

Classificação

O Brasil é líder com seis pontos, seguido pela Argentina também com seis pontos, mas perde no critério de gols marcados, em terceiro lugar a Colômbia aparece com quatro pontos. Na quarta colocação o Uruguai com três pontos, Venezuela (5º) também aparece com três pontos, Paraguai (6º), Peru (7º) e Chile (8º) vem com apenas um pontos. 

Mesmo com a vitória o Equador é nono colocado sem nenhum ponto marcado, isso porque a seleção foi punida por uma escalação irregular de um jogador e começou a competição com menos três pontos. Na lanterna aparece a Bolívia também sem nenhum ponto.

Agenda

Pela terceira rodada da competição na quinta (12/10)  Bolívia e Equador abrem a rodada, às 17h (horário de Brasília). Às 17h30 (horário de Brasília), Colômbia e Uruguai entram em campo. Mais tarde, às 21h (horário de Brasília), dois jogos: Argentina contra Paraguai e Chile contra Peru. Fechando a rodada o Brasil encara a Venezuela, às 20h30 (horário de Brasília), na Arena Pantanal, em Cuiabá.

Veja Também