Segunda-feira, 08 de julho de 2024

Na reta final, Goiás e Vila Nova querem o acesso a elite

A equipe alviverde está na segunda colocação e a poucos passos da elite, enquanto o alvirrubro busca entrar no G-4 da Série B

Postado em: 15-10-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Na reta final, Goiás e Vila Nova querem o acesso a elite
A equipe alviverde está na segunda colocação e a poucos passos da elite, enquanto o alvirrubro busca entrar no G-4 da Série B

Rivais estaduais vivem a expectativa de conseguir a classificação para a Série A do ano que vem

*Luiz Felipe Mendes

Rivais desde que se entendem por clube, o Goiás e o Vila Nova estão centrados em um mesmo objetivo na Série B deste ano. Com a classificação para a elite do futebol nacional em mente, cada um dos dois possui uma carta na manga para auxiliar na principal missão da temporada. A equipe esmeraldina joga com a pontuação a seu favor, com uma certa vantagem sobre os adversários diretos. O time colorado vai atuar com a tabela como sua aliada.

Continua após a publicidade

Na 31ª rodada, tanto o Goiás quanto o Vila Nova venceram seus compromissos e somaram mais três pontos. No momento, o alviverde está em segundo, com 53, cinco a mais que o quinto colocado, justamente o Tigre. Por isso, mesmo se o Goiás perder a próxima partida, ainda se mantém no G-4 independentemente dos outros resultados. Essa pequena “folga” nos números para poder trabalhar com mais tranquilidade auxilia o técnico Ney Franco, que liderou os seus comandados no heroico triunfo sobre o Juventude, em uma virada de 5 a 3.

No ambiente alvirrubro, a vantagem está nos próprios confrontos. Pela frente, o Vila terá Juventude (19º), Londrina (8º), Paysandu (18º), Brasil de Pelotas (15º), Figueirense (11º), Criciúma (13º) e São Bento (14º). Teoricamente, o Tigre já enfrentou no segundo turno todos os times que poderiam dar mais trabalho. Com exceção talvez somente do Londrina, todos os outros compromissos vilanovenses acontecerão diante de grupos que ou estão fazendo uma campanha pífia no campeonato, atolados na zona de rebaixamento, ou não brigam por mais nada no torneio.

É totalmente possível acreditar que Goiás e Vila Nova vão proporcionar um clássico na Série A do ano que vem. O Atlético obviamente ainda está na luta, mas vai precisar arcar com a demissão do técnico Cláudio Tencati, além de ainda ter pela frente adversários como o líder Fortaleza, o Avaí (3º) e o CSA (4º), em três jogos seguidos. Ainda é possível crer no acesso, mas a situação rubro-negra atualmente é a mais complicada. Quanto a Goiás e Vila Nova, basta que façam os deveres de casa e não tropecem em partidas contra times de campanha pior. No caso colorado, ainda vai precisar torcer contra pelo menos o CSA, mas com oito rodadas para o fim da Série B, a probabilidade de que os alagoanos tropecem é alta.

Os próximos confrontos dos dois goianos ocorrem na próxima sexta-feira e no sábado. O Goiás visita o CRB, dono da 17ª colocação, enquanto o Vila recebe o Juventude. Se o esmeraldino vencer, se firma ainda mais no G-4 e dá mais um passo importantíssimo para a volta à Série B. Caso o Vila leve os três pontos e o CSA perca para o Coritiba fora de casa, o torcedor do Tigre pode comemorar o retorno ao G-4. De uma coisa todos sabem: a reta final do Brasileirão promete. 

Veja Também