Segunda-feira, 08 de julho de 2024

Palmeiras tenta reverter vantagem para ir à final de campeonato

Hoje à noite, os paulistas recebem o Boca Juniors, da Argentina, depois de perderem por 2 a 0 no jogo de ida em Buenos Aires

Postado em: 31-10-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Palmeiras tenta reverter vantagem para ir à final de campeonato
Hoje à noite, os paulistas recebem o Boca Juniors, da Argentina, depois de perderem por 2 a 0 no jogo de ida em Buenos Aires

*Luiz Felipe Mendes

O que é impossível para você? Algo sem absolutamente nenhuma probabilidade de acontecer ou algo que é extremamente complicado? Para o Palmeiras, a missão de reverter o placar adverso adquirido na Argentina, quando perdeu para o Boca Juniors por 2 a 0 no jogo de ida, é para lá de difícil; mas não impossível. Hoje, às 21h45, no Allianz Parque, o Verdão vai com tudo em busca da segunda vaga na grande final da Copa Libertadores de 2018.

Continua após a publicidade

Dentro do principal torneio da América do Sul, o Boca Juniors é um dos times mais tradicionais. Segundo maior campeão, com seis títulos, atrás apenas do rival argentino Independiente, com sete, o Boca sempre foi mais do que forte em seu estádio, a La Bombonera. Com uma torcida apaixonada ao seu lado, os xeneizes nunca foram eliminados depois de vencerem por dois gols de diferença na partida de ida em sua casa. Isso aconteceu em nove mata-matas, nos anos de 1991, 2000, dois em 2003, dois em 2007, 2012 e duas vezes neste ano. Já aí dá para termos uma ideia do tamanho do desafio palmeirense.

Em contrapartida, o Palestra nunca perdeu a vaga em casa depois de sair perdendo por 2 a 0 para times estrangeiros. Na única vez que isto aconteceu, os paulistas deixaram para trás o Peñarol, em 2000, quando inclusive Felipão estava à frente da equipe. Naquela ocasião, o Palmeiras aplicou 3 a 1 em São Paulo, levando a peleja para os pênaltis, quando ainda não havia o gol fora de casa como critério de desempate. Se esse marcador se repetir hoje, a classificação fica com o Boca. Para garantir-se na final no tempo regulamentar, os donos da casa precisam obrigatoriamente vencer por três gols de diferença. Um 2 a 0 palmeirense leva aos penais.

Fora das quatro linhas, o Palmeiras vai ter um reforço para o decisivo duelo. O técnico adversário, Guillermo Schelotto, não poderá estar comandando as ações, pois foi punido pela Conmebol após atrasar a volta para o segundo tempo na semana passada, de acordo com o jornal argentino Olé. Além disso, é proibida a comunicação via celular. Na beira do campo, o auxiliar e irmão do técnico, Gustavo Schelotto, terá a responsabilidade de dirigir o time. Dentro das quatro linhas, as equipes não possuem desfalques, mas o Palmeiras deve fazer alterações. No meio de campo, é bem provável que Lucas Lima substitua Moisés, que não vive boa fase.

No histórico da Libertadores, Palmeiras e Boca Juniors já se encontraram duas vezes, em embates recheados de polêmicas. Na final de 2000, os argentinos triunfaram nas penalidades máximas. Nas semifinais do ano seguinte, o Boca voltou a despachar o Verdão nos pênaltis, novamente com arbitragem polêmica, desta vez do célebre Ubaldo Aquino. 

Ficha técnica 

Palmeiras x Boca Juniors 

Local: Estádio Allianz Parque, hoje, às 21h45, em São Paulo. Árbitro: Wilmar Rolan (Colômbia). Assistentes: Alexander Guzman (Colômbia) e John Alexander Leon (Colômbia). 

Palmeiras: Weverton; Mayke, Luan, Gustavo Gómez e Diogo Barbosa; Felipe Melo, Bruno Henrique e Lucas Lima (Moisés); Willian, Dudu e Borja.

Técnico: Luiz Felipe Scolari

Boca Juniors: Rossi; Jara, Magallán, Izquierdoz e Olaza; Barrios, Nández e Pablo Pérez; Zárate, Pavón e Benedetto (Ábila).

Técnico: Guillermo Schelotto. 

Veja Também