Segunda-feira, 08 de julho de 2024

Palmeiras levanta taça e Sport e América caem para a Série B

Na 38ª e última rodada da Série A do Campeonato Brasileiro, o Verdão fez festa em casa e os rebaixados foram confirmados

Postado em: 03-12-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Palmeiras levanta taça e Sport e América caem para a Série B
Na 38ª e última rodada da Série A do Campeonato Brasileiro, o Verdão fez festa em casa e os rebaixados foram confirmados

*Luiz Felipe Mendes

Desde semana passada, o Brasil já sabia que o novo campeão nacional era o Palmeiras. Naquela ocasião, a equipe paulista, o Flamengo, o Internacional, o Grêmio e o São Paulo já estavam confirmados na Libertadores, e o Vitória e o Paraná já haviam caído para a Série B matematicamente. No último sábado, o Atlético Mineiro conquistou a última vaga no G-6. Ontem, enfim, aconteceram as definições finais da primeira divisão nacional.

Continua após a publicidade

O drama principal do domingo de futebol era acerca de quem seriam os dois outros rebaixados para a segunda divisão. Os tradicionais Vasco e Fluminense estavam ameaçados, assim como a Chapecoense, o América e o Sport. Na partida mais definitiva, o Flu recebeu o América no Maracanã, precisando voltar a fazer gols após oito jogos. Com o treinador Marcelo Oliveira demitido, as coisas pareciam ser bem difíceis para os cariocas. A situação ficou ainda pior quando o árbitro marcou pênalti para o Coelho, mas Júlio César defendeu a cobrança. O torcedor tricolor respirou e comemorou quando Richard marcou o único gol do duelo.

Nas outras frentes, a Chapecoense fez a sua parte ao bater o São Paulo em casa, com gol de Leandro Pereira. Assim, somente Vasco e Sport lutavam para não cair, mas com um empate o Cruz-Maltino se livrou, mesmo com a vitória do Leão sobre o Santos, com gols de Rogério e Hernane, pois estavam com três pontos a mais na tabela de classificação. Assim, o Z-4 ficou com Sport dono de 43 pontos, o América com 40, o Vitória com 38 e Paraná com 22. O Vasco, por sua vez, ficou em 16º, com 43, e a Chapecoense com 44 pontos em 14º. O Ceará estacionou em 15º, também com 44, e o Fluminense subiu degraus e ainda conseguiu pular para 12º, com 45, conseguindo um espaço na Sul-Americana de 2019.

Lá na parte de cima, o Palmeiras encerrou sua participação no Brasileirão levantando a taça do decacampeonato dentro do Allianz Parque e batendo o Vitória por 3 a 2, no confronto mais interessante da rodada. O atual detentor do título abriu o placar com Edu Dracena, ampliou com Gustavo Scarpa, mas sofreu o empate com Yago e Luan. Nos últimos minutos, porém, Bruno Henrique soltou uma bomba de fora de área e fez 3 a 2, fazendo com que a equipe palestrina terminasse a competição com um segundo turno invicto. Nos outros jogos da rodada, o Grêmio derrotou o Corinthians com ajuda de Jael e se garantiu no G-4, em vaga direta para a Libertadores do ano que vem, o Internacional empatou com o Paraná fora de casa e Bahia e Cruzeiro empataram sem gols. 

Veja Também