Conheça o festival que dá voz a cineastas femininas e fortalece o movimento

O filme ‘Em três atos’, da homenageada diretora Lucia Murat, é uma das suas produções que serão apresentadas no festival

Postado em: 04-10-2021 às 08h54
Por: Lanna Oliveira
Imagem Ilustrando a Notícia: Conheça o festival que dá voz a cineastas femininas e fortalece o movimento
O filme ‘Em três atos’, da homenageada diretora Lucia Murat, é uma das suas produções que serão apresentadas no festival | Foto: Reprodução

A luta pelos direitos das mulheres, pela igualdade de gêneros, pela diversidade não é novidade, mas nos últimos anos tem ganhado maior destaque. As mulheres vêm ocupando lugares que a muito não se via e têm se destacado em várias áreas profissionais. Para exaltar esse movimento, o Cabíria Festival – Mulheres & Audiovisual apresenta 25 filmes, 10 microfilmes e realiza oficinas, painel, debates, estudos de caso e masterclass para promover maior representatividade e nas telas e atrás das câmeras. Online e gratuito, o evento ocorre entre 6 e 17 de outubro.

Em sua terceira edição, o Cabíria Festival – Mulheres & Audiovisual promove o encontro entre público, cadeia produtiva e cineastas para provocar reflexões, ampliar redes e impulsionar talentos. Com o tema ‘Inspirar para Respirar’, ele traz uma programação variada de filmes e encontros com nomes de destaque no cenário audiovisual. A começar pela homenageada desta edição, a diretora Lucia Murat. Entre 25 e 29 de outubro, promove ainda o Cabíria LAB, ambiente de desenvolvimento de histórias voltado para as finalistas do Cabíria Prêmio de Roteiro.

Incansável e comprometida com questões éticas, com quase 40 anos de carreira, Lucia Murat é inspiração para diferentes gerações. A mostra propõe um mergulho em cinco dos seus longas: ‘Que Bom Te Ver Viva’, ‘Maré, Nossa História de Amor’, ‘A Memória Que Me Contam’, ‘Em Três Atos’ e ‘Ana. Sem Título’, este último com exibição especial em parceria com o Telecine Play, somente no dia 16. O debate com a cineasta será no encerramento do festival, no dia 17, às 19h, mediado pela jornalista e crítica de cinema Flávia Guerra, no YouTube do Telecine.

Continua após a publicidade

Para estimular a produção de curtas-metragens, pelo primeiro ano em parceria com o festival, o Canal Brasil anunciará, no dia 17, o resultado do Prêmio Canal Brasil de Curtas. O ganhador receberá o troféu e um prêmio no valor de R$ 15 mil. Para assistir gratuitamente as produções das diversas categorias, elas estarão disponíveis nas redes da Hysteria, na Mubi e nas plataformas Videocamp. As demais atividades estarão distribuídas entre o Youtube e o Zoom. Para conferir e acompanhar toda a programação é só acessar o site cabiria.com.br.

Para a diretora Marília Nogueira, “a programação inclui títulos variados em temas, gêneros, construções narrativas e modos de fazer cinema, reforçando a diversificada produção realizada por cineastas mulheres. Uma oportunidade de ampliação de repertório para o público e cadeia produtiva”. “Diante dos desafios impostos pelo desmonte das políticas públicas de incentivo ao audiovisual, a realização de mais uma edição é um ato de resistência e de celebração da nossa diversidade e potência”, conclui Vânia Matos, diretora e produtora executiva do festival.

O evento é uma expansão do Cabíria Prêmio de Roteiro, que desde 2015 premia histórias escritas e protagonizadas por mulheres. Para esta edição, foram mais de 250 inscrições nas categorias de longa de ficção, argumento infanto-juvenil de longa ficção, piloto de série de ficção e de não-ficção. Projetos como estes são importantes para fortalecer a representatividade das mulheres no mundo audiovisual. As mulheres cineastas do evento aguardam todos para se unirem a causa e aproveitar boas produções.

Serviço

Cabíria Festival – Mulheres & Audiovisual

Quando: 6 à 17 de outubro

Onde: cabiria.com.br

Veja Também