Esperança de dias melhores: 2021 passou e deixou dificuldades, mas 2022 chega trazendo renovação

Ano novo ano surge como uma possibilidade de se fazer tudo diferente e melhor

Postado em: 04-01-2022 às 09h02
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Esperança de dias melhores: 2021 passou e deixou dificuldades, mas 2022 chega trazendo renovação
Ano novo ano surge como uma possibilidade de se fazer tudo diferente e melhor | Foto: Reprodução

Por Elysia Cardoso 

Em 1582 o Papa Gregório XIII enfrentou relutância para introduzir seu calendário pelo mundo afora. Ele adiantou a data em 10 dias, passando o dia seguinte da quinta-feira, 4 de outubro, para sexta-feira, 15 de outubro do mesmo ano. O ano de 2021, trouxe de volta essa sensação de aceleração da história. Antecipando tecnologias, a inteligência artificial mudou modos de vida, esvaziou escritórios e o trânsito, desmetropolizando cidades. 

Início do ano é a época preferida das pessoas para fazer planos. Porém, com frequência, muitas dessas metas não são colocadas em prática. De acordo com José Franco, coordenador do curso de psicologia da Anhanguera, há muitas maneiras de trabalhar no autodesenvolvimento e no aprimoramento pessoal que ajudam a mudar essa situação. “É necessário ter em mente que pequenas e poucas metas são mais eficazes para se colocar em prática do que muitas metas ou metas muito complexas”, afirma ele.

Continua após a publicidade

“Por isso, reveja os seus objetivos e trace o que é mais fácil de realizar neste momento. Esse processo dá mais ânimo e motivação para que você possa seguir em frente e atingir as metas, afinal, metas complexas podem ser inatingíveis, e nada pior do que a frustração de não conseguir alcançar os objetivos”, acrescenta.

Menos promessa, mais ação

Tenha foco no que realmente tem importância, faça uma lista de prioridades, não muitas, mas poucas, e de preferência, que sejam atingíveis. Existe sempre um desejo no início do ano de renovar tudo, porém é necessário saber que realizar tudo de uma única vez é impossível. Portanto, priorize as metas que realmente importam para você. Não prometa algo simplesmente por prometer e se realmente deseja aquilo corra atrás para realizar.

Para atingir uma meta é preciso fatiar até o cumprimento total. Em outras palavras: faça pequenas metas intermediárias, pode chamar até de “submeta”, isso irá te ajudar a chegar lá, dando uma sensação de conquista e contribuindo com mais energia para os próximos passos. Por exemplo, se a meta é ler, comece por um livro menor, ou divida a semana em capítulos ou quantidade de páginas. 

Atitudes positivas

Segundo a palestrante e empreendedora Rebeca Toyama, é preciso ter sustentabilidade para conseguir melhorar nossos planos. “Temos que aprender a olhar sob todos os ângulos, traçar metas financeiras e buscar qualidade de vida para melhorar nossa vida integralmente. O importante é colocar no papel tudo o que se deseja de acordo com os meses, de janeiro a dezembro, para poder acompanhar ou mudar de objetivo, caso seja necessário, mas sempre com o foco proposto inicialmente”.

Antes de começar o seu planejamento para o novo ano, precisamos entender a diferença entre metas e objetivos. Um objetivo é uma descrição concreta de onde você quer chegar. O objetivo é mais abrangente, seu propósito, sua finalidade. Já as metas são tarefas específicas que devem ser realizadas para alcançar um objetivo. Uma meta deve sempre ter um prazo para ser cumprida.

Enfim, 2021 passou mas deixou aprendizados importantes que devemos levar para a vida. Esteja presente, ame incondicionalmente, cuide do seu bem-estar e de quem você ama. A vida passa sem percebermos, então dê valor aos momentos mais simples, aos pequenos gestos e enxergue o outro com empatia. Cuide do seu corpo e de sua casa, pois no fim do dia são eles que te fazem companhia. Em um mundo onde o ódio ganhou destaque, seja você a mudança em 2022. Prepare seu corpo e sua mente para o que está por vir, você pode se surpreender com dias melhores.

Veja Também