Ecad lança relatório ‘O que o Brasil ouve’ sobre os direitos autorais de música e streaming

Relatório mostra o histórico da arrecadação e da distribuição no Brasil

Postado em: 13-01-2022 às 09h43
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Ecad lança relatório ‘O que o Brasil ouve’ sobre os direitos autorais de música e streaming
Relatório mostra o histórico da arrecadação e da distribuição no Brasil | Foto: Reprodução

O streaming está presente em nossas vidas todos os dias, seja quando ouvimos canções, assistimos filmes, séries e videoclipes ou nos jogos online. E a música está presente em praticamente tudo o que é produzido no streaming de áudio e de vídeo. No Brasil, a gestão coletiva da música composta pelas associações Abramus, Amar, Assim, Sbacem, Sicam, Socinpro e UBC e pelo Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) trabalha ativamente para garantir a remuneração de compositores e de todos aqueles que vivem da música. O Ecad lança mais uma edição do relatório ‘O que o Brasil ouve – streaming’ para mostrar o que vem sendo feito ao longo dos últimos anos no digital. 

Os números da arrecadação de direitos autorais em 2021 acompanharam a relevância e o crescimento deste segmento. Foram arrecadados R$ 252 milhões, um crescimento de 36% em relação a 2020. Já a distribuição contemplou 130 mil titulares em cerca de 475 bilhões de execuções processadas de streaming de música. O valor distribuído nesse segmento foi R$ 58,5 milhões, um crescimento de mais de 945% nos últimos cinco anos. 

O relatório também apresenta o histórico da arrecadação e distribuição de direitos autorais no streaming no Brasil, contando as lutas da classe artística, os valores que a gestão coletiva conseguiu conquistar para os titulares de música, além do número de beneficiados e as músicas mais tocadas no ano passado nas plataformas digitais. 

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“Esse relatório mostra o quanto a gestão coletiva da música vem lutando pelos direitos autorais no streaming. Queremos que as questões relacionadas aos direitos autorais e valores destinados aos compositores e à classe artística possam avançar na mesma velocidade do anúncio diário de títulos de filmes, séries, álbuns e singles nos catálogos de streaming de áudio e vídeo. Já tivemos boas conquistas com as negociações feitas pelo Ecad com várias plataformas digitais que reconheceram o direito por essa remuneração. Seguiremos firmes nessa luta”, disse Isabel Amorim, superintendente executiva do Ecad. 

Essa é a quarta edição do relatório ‘O que o Brasil ouve’, produzido pelo Ecad. O primeiro trouxe informações sobre a participação das mulheres na música em todo o Brasil. O segundo foi apresentado com dados sobre o impacto da pandemia no mercado de shows e eventos e o terceiro foi sobre o consumo de música na última década.

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