Em parceria com o projeto solo de Sebastianismos, Francisco, el Hombre apresenta o single ‘Um Dia Por Vez’

Música conta um pouco da história do quinteto desde que começaram e relata um processo de superação

Postado em: 11-02-2022 às 10h17
Por: Redação
Música conta um pouco da história do quinteto desde que começaram e relata um processo de superação | Foto: Julia Pessini e Amare Audiovisual

Por Elysia Cardoso

A banda  Francisco, el hombre e Sebastianismos lançaram o novo single ‘Um Dia Por Vez’ com um emocionante vídeo. O clipe é uma homenagem à carreira da banda, mostrando um pouco de toda a sua trajetória ao longo dos anos, com imagens de shows, viagens e momentos de diversão entre os integrantes. 

Seguir, mesmo contra todas as possibilidades, foi o sentimento que uniu a Francisco, el Hombre, lá em 2013. Poucos conhecem a história por trás desse começo, mas Sebastianismos, que completa o grupo ao lado de LAZÚLI, Mateo Piracés-Ugarte, Helena Papini e Andrei Kozyreff, optou por retratar esse caminho na nova canção. 

Continua após a publicidade

A música é a materialização do ponto de encontro entre a banda e o projeto solo de Sebastianismos, e relata um processo de superação que acabou se tornando algo em conjunto. “Esta música abarca um dos momentos mais difíceis da minha vida: a depressão e como em coletivo se construiu a alternativa a isso correr atrás dos sonhos como forma de superação”, revela o baterista. 

Acompanhado de um registro audiovisual, o single chega nas plataformas de streaming. “Viver ‘um dia por vez’ significa aproveitar ao máximo o dia em que se está, sem as ansiedades e os medos do amanhã ou os traumas de ontem. Ao repetirmos isso por semanas, meses e anos, como a gente fez, percebemos o tanto que caminhamos, literalmente, e o tanto que ainda temos vontade de caminhar”, explica Sebastianismos. Essa filosofia, que os orientou por muito tempo, é refletida em uma canção que carrega a essência sonora do músico, mas com a perspectiva da Francisco, el Hombre. 

Para ilustrar um pouco mais dessa história, o quinteto  convida o público a conhecer alguns fragmentos do universo da Francisco no videoclipe que acompanha o lançamento. Esse resumo audiovisual manifesta a resolução da pergunta que guiou o grupo desde o princípio: ‘O que fazer hoje?’. Assim, entre medos e dúvidas, a resposta foi imediata para banda: fazer shows e viver um dia por vez. 

O single sucede a chegada do disco ‘Casa Francisco’, mesma alcunha da atual turnê. Entre as datas confirmadas, a próxima cidade a receber a Francisco, el Hombre é o Rio de Janeiro, dia 17 de fevereiro, no festival Quintas Quentes, no Circo Voador. “Lá é nossa casa fora de casa, então tô botando fé de que vai ser algo épico, misturando nossas novas músicas com os ‘velhos’ hits clássicos. Vai ser pra cantar, chorar, dançar e suar!”, afirma Sebastianismos. 

Francisco, el hombre lançou o ‘Casa Francisco’ em outubro com os singles ‘Nada Conterá a Primavera’, ‘Olha a Chuva’, ‘Se Não Fosse Por Ontem’ e ‘Solo Muere El Que Se Olvida’. Recentemente, a banda divulgou o descontraído clipe de ‘Ocê’. Já Sebastianismos divulgou, em agosto, o seu novo disco ‘Tóxico’, com diversas participações como Fresno, Malfeitona e Badauí do CPM 22. 

Identidade 

Francisco, el Hombre é uma banda brasileira de rock, música mexicana, música brasileira e música latina em geral formada em 2013 pelos irmãos mexicanos naturalizados brasileiros Sebastián e Mateo Piracés-Ugarte na cidade de Campinas, São Paulo.

Com mais três membros brasileiros de nascença, o quinteto mistura elementos musicais de ambos os países e outros da América Lantina, com base na experiência dos irmãos em viagens no continente, resultando em música cantada tanto em português como em espanhol e inglês. Autodefine-se como um grupo de ‘pachanga folk’. Também já foram descritos como uma mistura de Manu Chao e Nação Zumbi e já se auto definiram como: “uma fusão entre a batucada e a música latina” e “batuk freak tropikarlos”.

Veja Também