Companhia Corpo na Contramão apresenta solo circense com Lua Barreto

‘Ausências', apresentado por Lua Barreto, aborda a perda e o luto a partir de uma perspectiva feminina

Postado em: 05-03-2022 às 08h30
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Companhia Corpo na Contramão apresenta solo circense com Lua Barreto
‘Ausências', apresentado por Lua Barreto, aborda a perda e o luto a partir de uma perspectiva feminina | Foto: reprodução

No mês das mulheres, a Companhia Corpo na Contramão oferece, de forma gratuita, uma agenda de atividades que contempla duas oficinas e uma apresentação de circo. No sábado (5), Lua Barreto estreia o solo ‘Ausência’, sobre uma mulher que perde precocemente o marido, vítima de Covid-19. 

A transmissão será às 20h no canal da companhia no YouTube. No domingo (6), às 14h, Thaisa Santoth oferece presencialmente uma oficina de dança circular no Espaço Esparta Arte e Cultura. No dia 19 de março, Lua Barreto oferecerá uma oficina de gestão cultural voltada para mulheres. Essa oficina será realizada virtualmente, pela plataforma Zoom, às 15h. O projeto RepresentAR-TE tem apoio da Lei Aldir Blanc 2021. 

Mulheres no centro

Continua após a publicidade

O solo circense ‘Ausências’, apresentado por Lua Barreto, aborda a perda e o luto a partir de uma perspectiva feminina, contando a história de uma mulher que sente o vazio de perder um companheiro vítima de Covid-19. “Sem despedida, sem um último olhar e sem sequer alguém ao lado para dividir a dor, esse solo é também uma homenagem a cada brasileiro que se foi durante a pandemia e um manifesto, para que eles não sejam esquecidos”, comenta a artista. 

A dança é a tradição de celebração mais antiga dos povos, um ritual importante para muitas comunidades. Nesta oficina, dedicada apenas a mulheres, a artista Thaisa Santoth conduzirá vivências de conexão e empoderamento através de meditação ativa e dança circular sagrada, despertando o poder do sagrado feminino. “Dançando, podemos favorecer a alegria, espontaneidade, leveza, serenidade, beleza, paz e amorosidade diante da vida”, comenta Santoth sobre a atividade que será realizada presencialmente às 14 horas do dia 6 de março.

Fazer a gestão de seus próprios projetos pode ser o diferencial entre conseguir ou não conseguir realizar suas ideias. Tendo esta preocupação e pensando na produção cultural voltada às mulheres, Lua Barreto conduzirá esta oficina para compartilhar sobre como escrever um projeto cultural, viabilizar uma produção, tanto a partir de editais públicos quanto com iniciativas próprias. A oficina será oferecida às 15h do dia 19 de março na modalidade online, de forma síncrona, na plataforma Zoom.

A Companhia Corpo na Contramão encerra o mês de março abrindo as portas de sua sede para que o público possa assistir ao vivo e gratuitamente ao ensaio do espetáculo ‘Interfaces Aéreas’, com Cauê Marques. O trabalho deve ser estreado ainda este ano. O ensaio será no dia 31 de março às 20 horas no Esparta Arte e Cultura. 

Veja Também