Figuras icônicas por meio da imitação: a edição de segunda-feira (14) recebeu o humorista Lauro

No ‘Papo Xadrez’, Lauro conta dos desafios profissionais até planos para futuro

Postado em: 15-03-2022 às 08h43
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Figuras icônicas por meio da imitação: a edição de segunda-feira (14) recebeu o humorista Lauro
No ‘Papo Xadrez’, Lauro conta dos desafios profissionais até planos para futuro | Foto: Pedro Pinheiro

Por Guilherme de Andrade e Vitória Coimbra

Risadas, histórias e imitações fizeram parte do episódio do podcast ‘Papo Xadrez’ na última segunda-feira (14). O humorista Lauro, que imita diversas personalidades políticas renomadas, esteve frente a frente com os apresentadores Felipe Cardoso e Yago Sales. O episódio, transmitido ao vivo pelo canal do YouTube ‘Papo Xadrez’, abordou temas como a origem do gosto pela imitação, a repercussão dos repentes polêmicos feitos pelo comediante, e também, como o humor pode nos ajudar frente a momentos difíceis.

Tendo o humorista Tom Cavalcante como sua primeira inspiração, Lauro conta que desde sempre existiu o gosto pelo humor e pela imitação, e que só está dando continuação a essa admiração que veio da infância. Mesmo não sendo o primeiro humorista a imitar o ex-governador de Goiás Iris Rezende, Lauro conquistou o público com a voz do ‘Santo Íris de Goiás’. Outros nomes de peso, como o presidente Bolsonaro, o ex-ministro Sérgio Moro e o Lula, fazem parte do seu grande repertório de imitações que lhe renderam alcance nacional.

Continua após a publicidade

O que se esperar de uma pessoa que sempre vê o lado humorado das coisas? Lauro utiliza isso como sua principal fonte para conseguir alcançar público e viralizar seus áudios. O humorista conta que se aproveita de casos que geram muita polêmica ou comoção não apenas para se promover, mas para propor um olhar mais leve sobre um assunto que mexe com muitos. Como por exemplo, o Caso Lázaro ou a guerra na Ucrânia: o humor se apresenta para ele como uma forma de reinterpretar as tristezas e desgraças da vida.  

Apesar do bom humor, Lauro diz sofrer com plágios de seu trabalho. Apesar de não denunciar muitos dos casos de reprodução indevida de suas imitações e repentes, o humorista conta se incomodar com a frequência que isso acontece. O humorista afirma ser contra qualquer concorrência entre artistas, ele diz que nenhum deles são iguais e que cada um tem seu valor. “A visão de concorrência em qualquer ramo que seja é muito mesquinha, é pequena, é pobre”, completa.

O que para muitos é só brincadeira, para Lauro é assunto sério. Suas imitações são uma maneira de se posicionar politicamente, é uma forma de trazer certa leveza a assuntos tensos e também uma forma de homenagear aqueles que lhes são queridos. Quando fala de sua relação com a família do ex-governador e sobre a morte de Íris ele diz “Não estou perdendo somente uma inspiração do meu trabalho, eu to perdendo um amigo aqui”.

O Podcast, que vai ao ar nas segundas-feiras às 19h, contou em suas edições anteriores com a participação do jornalista Matheus Ribeiro, do berranteiro Zé Capeta e do advogado Djalma Rezende. Para acessar esse bate-papo na íntegra, assim como o encontro com o humorista Lauro Ferreira, é só acessar o canal YouTube do ‘Papo Xadrez’. 

Veja Também