Do nordeste para o mundo: evento reúne os nomes mais aclamados do forró e do piseiro

O forró passou por grandes transformações ao longo dos anos até chegar ao que conhecemos hoje

Postado em: 21-04-2022 às 08h52
Por: Lanna Oliveira
Imagem Ilustrando a Notícia: Do nordeste para o mundo: evento reúne os nomes mais aclamados do forró e do piseiro
O forró passou por grandes transformações ao longo dos anos até chegar ao que conhecemos hoje | Foto: Reprodução

Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Carmélia Alves são nomes que personificam a essência do forró. Gênero este que é tipicamente brasileiro e nos representa em qualquer lugar do mundo. Poético, alegre e Patrimônio Cultural Imaterial do País, o forró chega à Goiânia com fortes representantes. O ‘Viiixe Forró e Piseiro Festival’ traz para a Capital, no sábado (23) os cantores Xand Avião, João Gomes, Tarcísio do Acordeon, Zé Vaqueiro, Vitor Fernandes e Nattan. O evento ocorre a partir das 16h no Passeio das Águas Shopping.

O forró passou por grandes transformações ao longo dos anos até chegar ao que conhecemos hoje. O piseiro é uma das vertentes que mais tem ganhado força e com isso, levado o gênero aos primeiros lugares do ranking das mais tocadas. O ‘Viiixe Forró e Piseiro Festival’ é mais um marco nesse processo, já que o forró agora invade a capital do sertanejo. Em entrevista ao Essência, o canto Xand Avião diz estar feliz por fazer parte do evento ao lado da nova geração da música nacional.

Parte importante dessa história, o cantor Xand Avião possui 20 anos de estrada e hoje, em carreira solo, dá continuidade no sonho de ver o forró reconhecido e respeitado. “Com muito trabalho duro chegamos até aqui. O estilo não começou comigo e nem vai terminar comigo, mas enquanto eu puder trabalhar para levar essa cultura que eu tanto amo para o Brasil e o mundo, com certeza darei tudo de mim para conseguir”. Nesta perspectiva, os novos artistas alimentam a ascensão do gênero.

Continua após a publicidade

Com mais de cinco músicas nas 50 mais tocadas atualmente, o piseiro ganhou os corações brasileiros. Os grandes representantes da vertente também estarão em Goiânia neste fim de semana. João Gomes, Tarcísio do Acordeon, Zé Vaqueiro, Vitor Fernandes e Nattan cantam ao lado de Xand e o veterano os vê com bons olhos. “É preciso renovar sempre. Quem não se renova cai na mesmice. A música se atualiza para conversar com públicos novos e assim continuar sempre relevante”, comenta.

O festival reforça a ascensão do estilo de música nordestino, um fortalecimento feito desde os primórdios, quando ganhou força em Pernambuco ainda nos anos 1950. “Sinto muito orgulho disso, já que nós trabalhamos pelo fortalecimento e exposição do forró há décadas. Ver essa ascensão me deixa extremamente feliz”, conta Xand. Mesmo com tanta transformação o forró de hoje ainda tem os mesmos elementos do que tornou o estilo conhecido com Luiz Gonzaga. Zabumba, triângulo e sanfona são alguns deles.

Ele revela que o projeto ‘Viiixe Forró e Piseiro Festival’ é uma oportunidade de rever seus fãs goianos e revistar a cidade. “Goiânia é uma linda cidade e com um povo muito acolhedor, fico até triste por não poder aproveitar mais tempo a cidade. Quanto aos fãs, eu sou muito grato e amo muito todos, sinceramente. Se não fosse por essas pessoas incríveis, que gostam do meu trabalho, me apoiam a continuar produzindo, eu nem estaria aqui falando com você. Eles são o motivo disso tudo e é por eles que continuamos fazendo esse trabalho dia após dia”.

Com todos os ingressos vendidos, o que tem muita representatividade para os artistas, o evento promete ser uma grande festa e o que não vai faltar é animação. “O público pode se preparar para ver um show recheado de sucessos e algumas surpresas, mas não vou entregar nada agora”, diz Xand. “Quero agradecer pelo espaço e dizer para todos que forem ao festival no sábado que se divirtam muito, pois é isso que nós estaremos fazendo por lá. Um abraço a todo o povo de Goiânia e nos vemos no ‘Viiixe!’”, finaliza o cantor.

Para Xand Avião é certo que o evento será uma constante nos próximos meses. Goiânia é a segunda parada do festival e eles ainda rodaram por muitas capitais brasileiras levando essa festa por todo o País. Sobre sua carreira, ele adianta que está sempre trabalhando em coisas novas. Tem rolado algumas parcerias legais, como ‘Balanço da Rede’, com o Matheus Fernandes e que não vai ficar de fora do repertório do show. Novidades estão por vir e os fãs podem ficar atentos às redes sociais do artista.

Veja Também