Vidas de luta: Amanda Souto e Beth Fernandes no ‘Papo Xadrez’

Das vivências pessoais às profissionais, as ativistas colocam a transexualidade em pauta

Postado em: 18-05-2022 às 09h34
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Vidas de luta: Amanda Souto e Beth Fernandes no ‘Papo Xadrez’
Das vivências pessoais às profissionais, as ativistas colocam a transexualidade em pauta | Foto: Pedro Pinheiro

Guilherme de Andrade

Na véspera do dia internacional da luta contra a homofobia, transfobia e bifobia, o ‘Papo Xadrez’ recebe as ativistas pela causa trans Amanda Souto e Beth Fernandes. Ambas compartilham suas vivências com a transexualidade e como isso afetou o desenvolvimento de suas vidas pessoais e de suas carreiras enquanto advogada e psicóloga, respectivamente. O episódio completo está disponível na íntegra pelo canal Youtube Papo Xadrez.

Beth Fernandes compartilhou no podcast um pouco de sua trajetória enquanto mulher trans: das opressões estruturais, dos desafios e dores que vieram da pandemia da AIDS nas décadas de 1980/90, até sua atuação como ativista nos dias de hoje. Enquanto psicóloga, ela percebe que os tempos mudaram: Beth atende pais de jovens LGBT que buscam entender a situação dos filhos. “Eu to vendo os pais chegarem no meu consultório e falarem ‘você vai ter que me ajudar, porque eu não to entendendo nada”’, resume Beth.

Continua após a publicidade

As discussões se seguiram com Amanda que trouxe, além de suas vivências pessoais, uma perspectiva jurídica das opressões e violências ligadas à gênero e sexualidade. A advogada conta que as violências que uma pessoa trans pode sofrer são inúmeras, apesar de já existir legislação específica que trata do assunto: dos problemas com registros, passando por dificuldade de acesso a determinados espaços, até a perda da tutela de adoção. Falando de sua história pessoal e daquilo que vê em seu trabalho ela ironiza “Só não passei fome porque eu comi o pão que o diabo amassou”.

O apresentador Felipe pergunta: “O que a gente precisava mudar para que a realidade de muitas pessoas fosse transformada hoje?”. Amanda, sem hesitar, responde dizendo que “eu sou muito adepta de que a gente só vai mudar pela educação”. A advogada afirma que os mecanismos legais que existem hoje contra a LGBT’fobia servem também como forma de educar, mas que existe a necessidade de um complemento. “A gente precisa dar algum tipo de adequação para que essas pessoas [que desrespeitam alguma lei protetiva] elas consigam refletir sobre o que elas fizeram”.

Com décadas de experiência no acolhimento de vítimas de trans e homofobia, Beth questiona a eficiência das políticas públicas em vigência. A ativista política indaga: “Como nós vamos fazer a empregabilidade dessa pessoa se ela não tem um processo educacional, não tem lugar pra morar e está com fome?”. A psicóloga reafirma a importância das políticas públicas e, como Amanda, diz que elas devem ir além.

Na voz dos apresentadores

“É impossível não ouvir as duas e ficar distante da necessidade de construir uma sociedade mais consciente e indignada com as violências pelas quais a pessoa trans passa desde o nascimento. Nós aprendemos ali naquele bate-papo muita coisa que eu não sabia sobre História, Direito, Psicologia, Políticas Públicas…”, afirma. O apresentador reforça a importância da conscientização diante da data do 17 de Maio e destaca a relevância do encontro de segunda-feira. “Aquilo ali foi uma aula!”, concluiu Yago.  

Felipe Cardoso, também apresentador do podcast, complementa dizendo que “sempre me senti um pouco despreparado para falar com propriedade quando o assunto eram as múltiplas identidades de gênero e sexualidades, pelo menos até esse encontro”. O apresentador valoriza a expressão dessas múltiplas identidades que se tornam mais comuns, e finaliza dizendo: “aprender mais sobre as várias identidades dentro da sigla LGBTQIA+ com essas grandes autoridades no assunto é uma honra sem tamanho”.

Nos últimos episódios

Com Beth Fernandes e Amanda Souto, o ‘Papo Xadrez’ alcança seu décimo terceiro episódio. No encontro da última segunda-feira (16), as ativistas pela causa trans explicaram como suas trajetórias pessoais se entrelaçaram e se desenvolveram junto às suas trajetórias profissionais. Agora, com suas carreiras já consolidadas nas respectivas áreas, as duas compartilham detalhes da vida enquanto advogada e psicóloga junto à militância.  

Na última segunda-feira (09), os apresentadores Felipe e Yago receberam o cantor gospel e preparador vocal Adhemar Rocha. No papo, que quase ultrapassou a marca das três horas, Adhemar fala de sua vida pessoal e do caminho que trilhou para alcançar a posição que ocupa hoje, mas o preparador das estrelas foi além. Emocionado, Adhemar conta da saudade e de sua relação com o cantor Gabriel Diniz, e fala também, em primeira mão, das dificuldades que enfrentou durante a pandemia que o fizeram chegar a tentar suícidio.    

Em seu décimo primeiro episódio, o podcast trouxe à mesa as histórias do rapper Donato no Relato e do produtor cultural Chriss Paiva. Nesse encontro, conhecemos mais sobre as inspirações e influências na música de Donato, que vêm de sua infância de origem humilde. Foi mostrada também a movimentação dos bastidores: como se unem as experiências do artista com as do produtor, resultando na música que conhecemos.

Uma nova transmissão acontece ao vivo todas segundas-feiras, às 19 horas. Você pode acessar todos os bate-papos que já aconteceram através do canal Youtube Papo Xadrez.

Veja Também