Aprenda os métodos que aminizam aspectos do tempo seco

Conforme Adriano Guimarães diz, a hidratação é a opção mais fácil e barata para garantir a saúde no tempo seco

Postado em: 30-08-2022 às 10h43
Por: Lanna Oliveira
Imagem Ilustrando a Notícia: Aprenda os métodos que aminizam aspectos do tempo seco
O Instituto Nacional de Meteorologia do Brasil (Inmet) afirmou que a região Centro-Oeste entrou em estado de alerta por causa da baixa umidade do ar | Foto: Reprodução

Goianos me entenderão, encarar dias secos (tais quais são a maioria por aqui) é difícil e buscar maneiras de amenizar os efeitos desse período faz parte dos nossos dias. Segundo o Instrutor do curso de Técnico em Enfermagem Adriano Guimarães, a hidratação é a opção mais fácil e barata para essa época. Garganta irritada, tosse seca, boca rachada, pele áspera e desconforto nos olhos e nariz, esses são alguns dos efeitos que a baixa umidade pode provocar na saúde humana, fique atento!

O Instituto Nacional de Meteorologia do Brasil (Inmet) afirmou que a região Centro-Oeste entrou em estado de alerta por causa da baixa umidade do ar. O alerta laranja indica que os índices de umidade estão variando entre 12% e 20%, aumentando os riscos de problemas de saúde. De acordo com Adriano Guimarães, nesse período do ano é provável que as pessoas sofram mais com o ressecamento das vias aéreas, e isso cria uma atmosfera própria para o aparecimento de resfriados, gripes, dor na garganta e demais incômodos.

“Nesse período do ano temos as famosas doenças das ites, que são sinusite, bronquiolite e faringite, por exemplo. Além disso, o tempo seco agrava as doenças das nossas vias respiratórias inferiores, propriamente o pulmão, como a asma e d.p.o.c (doença pulmonar obstrutiva crônica)”, explica o profissional. Contudo, com os cuidados certos é possível amenizar os desconfortos e prevenir as doenças. Conforme Adriano Guimarães, a hidratação é a opção mais fácil e barata para garantir a saúde no tempo seco.

Continua após a publicidade

“A melhor forma de prevenirmos ou amenizarmos os sintomas da baixa umidade é a hidratação via oral, e quando falamos da hidratação líquida, não estamos falando de líquidos com conservantes, mas sim, literalmente, de água. Da mesma forma é importante a hidratação a base de creme, praticar atividades físicas que envolvem água, lavar as mãos após sair de um ambiente e ir para o outro e a alimentação saudável”, ressalta o instrutor do curso de Técnico em Enfermagem.

Para ficar saudável durante essa temporada é necessário seguir alguns cuidados preventivos básicos. Veja as dicas do profissional: Não realize atividades físicas de alta intensidade entre 11h e 15h; utilize recursos para manter o ar dos cômodos úmidos. Pode ser um vaporizador, um recipiente cheio de água ou um aparelho umidificador; beba ao menos 2 litros de água por dia; não aglomerar em locais fechados; caso sinta necessidade, aplique um pouco de soro fisiológico nas narinas; e deixe as janelas bem abertas para facilitar a circulação do ar.

Veja Também