VIIIXE : Festival de forró e piseiro acontece neste domingo em Goiânia

Para divulgar essa cultura tão rica, o evento reúne grandes artistas da música nacional

Postado em: 23-03-2023 às 08h40
Por: Lanna Oliveira
Imagem Ilustrando a Notícia: VIIIXE : Festival de forró e piseiro acontece neste domingo em Goiânia
Para divulgar essa cultura tão rica, o evento reúne grandes artistas da música nacional | Foto: Divulgação

O nordeste invadiu o Brasil com sua alegria, sotaque e as músicas que não deixam ninguém parado. Para divulgar essa cultura tão rica, o VIIIXE reúne os grandes artistas da música na atualidade para formar o maior festival de forró e piseiro do País. Em sua primeira turnê, que aconteceu no ano passado, o evento recebeu mais de 300 mil pessoas nas 13 capitais por onde passou. E agora, em 2023, a expectativa é ser ainda maior e Goiânia não fica de fora dessa. O show na Capital goiana é neste domingo (26) e promete agitar o fim de semana da cidade.

Se consagrando no cenário nacional com grandes nomes da música nordestina, o Festival VIIIXE está confirmado em 15 capitais em 2023. No dia 26 de março, domingo, é Goiânia que vive essa experiência de sotaque doce e ritmo vibrante. O festival acontece a partir das 14h no estacionamento do Estádio Serra Dourada e os ingressos estão disponíveis no site da Brasil Ticket. Os shows confirmados são de Nattan, João Gomes, Vitor Fernandes, Tarcísio do Acordeon, Xand Avião e Mari Fernandez.

A estrutura do festival na Capital conta com dois setores, sendo ‘Frontstage’ bem à frente do palco e o ‘Lounge’. Para mais informações sobre o VIIIXE Goiânia e as demais edições do festival, acompanhe no Instagram oficial @viiixeforroepiseiro. Além de já ter passado por alguns lugares, nos próximos meses a festa está garantida em São Paulo, Salvador, Recife, Rio de Janeiro, Manaus, Natal, Teresina, Belo Horizonte, Belém, Caruaru e Fortaleza. O público pode se preparar para cantar e dançar muito. 

Continua após a publicidade

Toda a estrutura e artistas foram pensados para apresentar a cultura nordestina ao resto do Brasil e atrair para a região apaixonados por sua gastronomia, artesanato e músicas. O São João, a festa tradicional, é um grande responsável por esse sucesso atual. As festas juninas sempre foram importantes para o desenvolvimento do forró, revelando grandes artistas. Entre as grandes referências da celebração estão Campina Grande (PB), Caruaru (PE), Mossoró (RN), Aracaju (SE), São Luís (MA).

E por falar em tradição

“Dois pra lá, dois pra lá”, sempre foram orientações básicas para quem tem o primeiro contato com o forró dançar o ritmo mais marcante da música nordestina. Grandes artistas como Luiz Gonzaga, o ‘Rei do Baião’, que foi um dos precursores do gênero musical, tornaram o gênero conhecido em todo o Brasil. Ao longo do tempo, o forró foi ganhando diferentes vertentes, se dividindo nos mais variados estilos: Pé de Serra, Universitário, Eletrônico, e agora o ritmo do momento, o Piseiro.

O forró tradicional é caracterizado por três instrumentos, o triângulo, a sanfona e a zabumba. Na década de 70, aconteceram as primeiras adaptações, dando origem ao forró universitário, que teve como grandes propagadores Alceu Valença e Elba Ramalho. Já nos anos 90, o ritmo musical ganhou sons mais eletrônicos, até evoluir para o piseiro nos anos 2000. Atualmente um dos ritmos de maior sucesso no Brasil, o piseiro se caracteriza pelo uso de teclados e sintetizadores eletrônicos. No início, bastava voz e teclado para agitar a platéia, agora os shows são grandes produções, proporcionando uma experiência inesquecível para o público que assiste. 

Com o line up formado por artistas nordestinos que conquistaram o seu espaço na música nacional, o VIIIXE traz aos palcos os maiores sucessos da atualidade. Então é dia de mergulhar nessa cultura que traz a essência do povo brasileiro com a cantora Mari Fernandez, Felipe Amorim, Priscila Senna, Iguinho & Lulinha, Ávine, Zé Cantor, João Gomes, Nattan, Tarcísio do Acordeon, Vitor Fernandes, Xand Avião e Zé Vaqueiro. Juntos eles arrastam multidões por onde passam e são responsáveis pela consolidação do forró e do piseiro por todo o País.

Veja Também