Estátua de Borba Gato é incendiada por manifestantes em São Paulo

Postado em: 25-07-2021 às 10h23
Por: Victoria Lacerda
Desde que eclodiram os protestos pela morte de George Floyd, em junho de 2020, tais episódios se tornaram mais comuns em diversos países, como Bélgica e reino Unido | Foto: Reprodução

Mais uma vez, um monumento em homenagem a uma figura histórica ligada ao colonialismo foi alvo de depredações. Um grupo de manifestantes atearam fogo à estátua de Borba Gato, em Santo Amaro, na zona sul de São Paulo, na tarde do último sábado (24/07). O ato bloqueou a Avenida Adolfo Pinheiro. Apesar do perigo da situação, ninguém se feriu.

Desde que eclodiram os protestos pela morte de George Floyd, em junho de 2020, tais episódios se tornaram mais comuns em diversos países, como Bélgica e reino Unido.

Borba Gato foi um bandeirante responsável pelo assassinato de muitos índios e pela destruição de diversas aldeias. Inaugurada em 1963, na comemoração do IV Centenário de Santo Amaro. O monumento já sofreu outros atos de protesto. Em setembro de 2016, a estátua do bandeirante foi pintada com tintas coloridas e restaurado logo em seguida.

Opiniões nas redes

Compartilhe: