Tsunami atingiria o Brasil apenas 9 horas após erupção explosiva do vulcão

O fenômeno natural só ocorreria em caso de uma erupção explosiva, o que é improvável.

Postado em: 18-09-2021 às 17h22
Por: Luan Monteiro
Imagem Ilustrando a Notícia: Tsunami atingiria o Brasil apenas 9 horas após erupção explosiva do vulcão
O fenômeno natural só ocorreria em caso de uma erupção explosiva, o que é improvável | Foto: Reprodução

Mesmo com o alerta amarelo de risco de erupção do vulcão Cumbre Vieja, na Espanha, é improvável que se tenha grandes impactos na costa brasileira. Segundo especialistas, um tsunami só atingiria o Brasil caso uma erupção explosiva ocorresse, o que tem baixo risco. No caso a erupção ocorra em grandes proporções, tsunamis poderiam atingir a costa brasileira em apenas 9 horas.

O alerta amarelo, segundo em uma escala de quatro, pode permanecer assim por anos, sem que se realmente se tenha erupção.

A hipótese de que o vulcão poderia causar um tsunami que atingiria o Brasil foi levantada em 2001 por dois dos maiores pesquisadores do mundo, Steven Ward e Simon Day. Em um artigo publicado, foi necessário mapear pontos como atividade sísmica, histórico de erupções e correntes marítimas.

Continua após a publicidade

Entretanto, com o aumento das atividades sísmicas na região do vulcão, o risco de erupção aumentou significativamente, fazendo com se chegasse ao nível amarelo. A Rede Sismográfica Brasileira apontou que ocorreram 4.530 terremotos na região do vulcão nos últimos 7 dias.

Veja Também