Nova comissão é instalada no Senado para averiguar crise hidroenergética no país

Grupo estudará causas da crise e possíveis soluções.

Postado em: 28-10-2021 às 16h38
Por: Alice Orth
Imagem Ilustrando a Notícia: Nova comissão é instalada no Senado para averiguar crise hidroenergética no país
Grupo estudará causas da crise e possíveis soluções. | Foto: Reprodução

Foi instalada nesta quinta-feira (28/10) a comissão temporária externa do Senado para averiguar as causas e efeitos da crise hidroenergética que atinge o país. O grupo elegeu, por aclamação, os senadores Jean Paul Prates (PT-RN) para a presidência e o senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) como vice-presidente. Já a relatoria será exercida pelo senador José Aníbal (PSDB-SP).

De acordo com José Aníbal, o objetivo é obter esclarecimentos sobre a situação atual do sistema de energia do país e o planejamento da pasta tanto para o enfrentamento da crise como pensando em planos estratégicos de longo prazo para a segurança energética do país.

“O Brasil provavelmente tem a matriz energética mais limpa do mundo, está fortemente investindo em energia eólica e investindo também em energia solar e em outras alternativas de produção de energia como a biomassa, com projetos de pequenas centrais hidrelétricas, com o uso mais intenso do gás nas emergências como um combustível de transição, mais é preciso que haja um maior planejamento”, disse Aníbal.

Continua após a publicidade

De acordo com o senador Jean Paul Prates, a CTECRHE (sigla da comissão) terá papel basicamente prospectivo e propositivo para entender os aspectos circunstanciais que levaram o país a essa crise energética e as circunstâncias estruturais do sistema elétrico brasileiro e suas decorrências. Segundo ele, a comissão se debruçará sobre questões como a origem das fontes de energia, todas as ofertas e possibilidades, inclusive o incentivo às fontes renováveis, passando pela responsabilidade das agências e regulamentações, até chegar ao consumidor final e suas principais demandas.

Com assessoria

Veja Também