Cerca de 28 pesquisadores da Capes pediram renúncia coletiva; entenda a situação

Ao todo, 80 cientistas deixaram os cargos na instituição desde a semana passada por críticas à gestão do órgão.

Postado em: 02-12-2021 às 10h40
Por: Victoria Lacerda
Imagem Ilustrando a Notícia: Cerca de 28 pesquisadores da Capes pediram renúncia coletiva; entenda a situação
Ao todo, 80 cientistas deixaram os cargos na instituição desde a semana passada por críticas à gestão do órgão. | Foto: Reprodução/Internet

Um novo grupo de pesquisadores ligados à Capes, órgão do MEC (Ministério da Educação) responsável pela pós-graduação no país, pediram renúncia coletiva na última quarta-feira (1º/12). Aproximadamente, 28 profissionais solicitaram desligamento, e nos últimos dias, outros 52 fizeram o mesmo, chegando no total de 80 pessoas.

Na carta de renúncia, os três coordenadores de química e os 25 consultores criticam a falta de compromisso com a avaliação quadrienal por parte da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior).

“Estamos no final de 2021 e não se conhece nenhuma ação da Capes no sentido de discutir e elaborar o Plano Nacional de Pós-Graduação 2021-2030”, diz a carta.

Continua após a publicidade

Os 52 pesquisadores das áreas de Matemática e Física que renunciaram no início da semana criticaram a falta de apoio aos trabalhos desenvolvidos dentro da instituição.

“Entendemos que a avaliação quadrienal deve ser finalizada pelas atuais coordenações e consultores, mas, até o momento, não vemos por parte da presidência, quando indagada, nenhuma declaração de maneira inequívoca sobre a extensão dos mandatos dos atuais coordenadores, visando não deixar essa imensa lacuna aberta.”

De acordo com o Metrópoles, a assessoria da Capes entrou em contato com o portal e informou que recebeu a carta de renúncia da Química e apresentou uma nota que já havia sido divulgada no início da semana e esclareceu em nota que tem feito esforços para retomar a avaliação e defendeu a continuidade dos pedidos de novos cursos.

Veja Também