Datafolha aponta que 40% dos brasileiros de baixa renda são afetados pela falta de comida

O Nordeste foi a região brasileira com o maior número absoluto de pessoas nessa condição. 

Postado em: 24-12-2021 às 09h39
Por: Victoria Lacerda
Imagem Ilustrando a Notícia: Datafolha aponta que 40% dos brasileiros de baixa renda são afetados pela falta de comida
O Nordeste foi a região brasileira com o maior número absoluto de pessoas nessa condição. | Foto: Reprodução/Internet

Em pesquisa realizada pelo Datafolha, entre os dias 13 a 16 de dezembro, com 3.666 brasileiros em 191 municípios, apontou que 26% dos brasileiros afirmaram que a quantidade de comida em casa não foi suficiente para alimentar suas famílias nos últimos meses. O percentual chega a 37% entre aqueles com renda mensal de até dois salários mínimos.

Entre as pessoas que estão desempregadas, mas à procura de emprego, 45% afirmaram não ter comida suficiente. Entre os que desistiram de encontrar uma ocupação, são 34%. 

Vale lembrar que a fome no Brasil avançou muito nos últimos dois anos e aproximadamente mais nove milhões de pessoas passam fome. O levantamento mais recente da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede Penssan) indica que no total 19,1 milhões de cidadãos se enquadram neste perfil, ou 9% da população brasileira, o que é um número elevadíssimo. 

Continua após a publicidade

Ainda segundo o Datafolha, a pesquisa também mostrou que 15% dos brasileiros deixaram de fazer alguma refeição nos últimos meses por não ter comida em casa. O número sobe para 23% entre as famílias com renda mensal de até dois salários mínimos. Nas demais faixas, varia de 3% a 6%.

O Nordeste foi a região brasileira com o maior número absoluto de pessoas nessa condição. 

*Com informações da Folha de São Paulo.

Veja Também