Após reunião da diretoria, Anvisa aprova por unanimidade o uso de autotestes para a Covid-19 no Brasil

A autorização permite a comercialização dos testes em farmácias e estabelecimentos de saúde

Postado em: 28-01-2022 às 12h53
Por: Igor Afonso
Imagem Ilustrando a Notícia: Após reunião da diretoria, Anvisa aprova por unanimidade o uso de autotestes para a Covid-19 no Brasil
A autorização permite a comercialização dos testes em farmácias e estabelecimentos de saúde | Foto: Divulgação

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou nesta sexta-feira (28/1) o uso de autotestes de Covid-19 no Brasil. A decisão aconteceu após votação da Diretoria Colegiada da agência a partir da análise da solicitação e envio de informações complementares pelo Ministério da Saúde. 

A autorização permite a comercialização dos testes em farmácias e estabelecimentos de saúde. Apesar da Anvisa não considerar os testes conclusivos para o diagnóstico, eles poderão ser feitos em casa para permitir a realização do acompanhamento das condições da doença.

Votaram a favor os diretores Meiruze Sousa Freitas, Cristiane Rose, Alex Machado Campos e Romison Rodrigues Mota. O diretor-presidente da agência não participou por questões de saúde na família. 

Continua após a publicidade

O autoteste funciona da seguinte maneira: o paciente que possui o kit realiza a coleta através da secreção do nariz ou da boca com o cotonete. Na sequência, a haste é introduzida em um processo químico e colocada para a testagem. O resultado estará disponível em 20 ou 30 minutos, indicando tanto resultado positivo quanto negativo para o vírus. 

Veja Também