Aviões da FAB chegam ao Recife após resgate de brasileiros em meio à guerra na Ucrânia

A previsão é que todos cheguem ao meio-dia desta quinta-feira à Base Aérea de Brasília, onde deve acontecer uma cerimônia de recepção.

Postado em: 10-03-2022 às 09h30
Por: Ícaro Gonçalves
Imagem Ilustrando a Notícia: Aviões da FAB chegam ao Recife após resgate de brasileiros em meio à guerra na Ucrânia
A previsão é que todos cheguem ao meio-dia desta quinta-feira à Base Aérea de Brasília, onde deve acontecer uma cerimônia de recepção | Foto: Reprodução

O avião da Força Aérea Brasileira (FAB) enviado para resgatar brasileiros que estavam na Ucrânia retornou ao Brasil por volta das 7h da manhã desta quinta-feira (10/3). O KC-390 Millennium partiu da Polônia na quarta-feira (9/3) e pousou em Recife (PE), trazendo de volta 42 brasileiros, além de 20 ucranianos, cinco argentinos e um colombiano.

Além dessa aeronave, chegou também a Pernambuco um avião Legacy, que faz parte da Operação Repatriação e trouxe parte dos refugiados. A FAB informou que embarcaram 14 crianças, mas não especificou se elas fazem parte do total de pessoas mencionado nas nacionalidades. Também vieram oito cães e dois gatos.

A Operação Repatriação é realizada de forma integrada pelo Ministério da Defesa, Ministério das Relações Exteriores e Ministério da Saúde. De Recife, as aeronaves seguirão para Brasília.

Continua após a publicidade

Depois de deixarem a Polônia, os aviões fizeram escalas em Lisboa e Cabo Verde. A segunda aeronave foi cedida pelo governo federal para transportar uma grávida e duas famílias com crianças de colo, por ser mais confortável, mas a maior parte dos repatriados veio no cargueiro.

A previsão é que todos cheguem ao meio-dia desta quinta-feira à Base Aérea de Brasília, onde deve acontecer uma cerimônia de recepção.

Veja Também