E-commerce: o cenário virtual como principal forma de negócios

Muita pesquisa e dedicação são essenciais para conseguir trabalhar com o comércio virtual, mas a pandemia fez com que as mudanças ocorreram de forma abrupta e a adaptação foi difícil

Postado em: 09-04-2022 às 10h30
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: E-commerce: o cenário virtual como principal forma de negócios
Muita pesquisa e dedicação são essenciais para conseguir trabalhar com o comércio virtual, mas a pandemia fez com que as mudanças ocorreram de forma abrupta e a adaptação foi difícil | Foto: Reprodução/Internet

Por Iara Vilela

O sistema de trocas de itens existe no mundo desde os tempos mais antigos. O comércio era uma das formas de se conseguir acesso a produtos que não se tinha fácil contato, estabelecendo valores e itens de troca de raridade e relevância semelhantes. Com o tempo foram surgindo os sistemas monetários, novas formas de se pensar os produtos e a industrialização também foi aumentando seu tamanho e produtividade. A comercialização é interligada à civilização e é a roda que gira o mundo.

Nos últimos anos, era perceptível que uma nova mudança estava acontecendo no mercado mundial. Com o aumento do uso da internet, a tecnologia se mostrou um forte aliado de grandes e pequenas empresas, que observaram no E-commerce uma forma de conseguir uma renda extra e alcançar novos clientes. 

Continua após a publicidade

No ano de 2020, com a Pandemia de Covid-19, foi estabelecido o fechamento de pontos comerciais físicos para conter o avanço da infecção pelo Coronavírus. Com esse novo cenário, muitos empresários precisaram fechar as portas e migrar para o ambiente de vendas virtuais, como aponta o Índice de Transformação Digital Dell Technologies, em que mais de 87% das empresas criadas no Brasil procuraram projetos para “virtualizar” o seu comércio.

E-commerce 

O comércio eletrônico foi uma das alternativas para conseguir manter os negócios, que mostrou a potência das redes sociais e sites de compra, sendo apresentados como uma tendência a ser observada e explorada. A facilidade, comodidade e praticidade do ambiente virtual são um dos pontos que fizeram as lojas virtuais caírem no gosto dos brasileiros, já para o comerciante, o aumento do mercado e redução de custos de manutenção que se existe ao ter uma loja presencial são grandes atrativos.

Como criar minha própria loja online?

A migração para o cenário online pode se mostrar um grande problema caso o comerciante não seja familiarizado com o mundo virtual, porém seguir alguns passos podem ajudar a conseguir começar do zero e encontrar seu espaço nas redes. Para os empreendedores que procuram maior agilidade na mudança, é importante procurar um serviço de ajuda especializada que fará uma mentoria e acompanhamento personalizado, mostrando o passo a passo definitivo para a sua empresa. 

Alguns pontos são essenciais para se conseguir entrar de forma definitiva para o mercado online, sendo o primeiro deles a definição de produto. Saber o que se pretende vender, conhecer suas vantagens e desvantagens, saber suas peculiaridades e o seu diferencial são cruciais para se estabelecer os próximos passos da loja virtual.

A plataforma que se pretende começar a comercializar também requer uma análise especial. Diversos sites oferecem hoje um “espaço” para que a pessoa crie sua própria loja e utilize a plataforma como um grande suporte e divulgação, porém é importante pesquisar as condições e termos de cada uma, já que podem existir algumas taxas para que recursos sejam desbloqueados e vendas sejam efetivadas. 

Divulgação e redes sociais ativas são uma das chaves do negócio, seja ele virtual ou presencial. Trabalhar com funcionamento de redes é uma das formas mais importantes de fazer propaganda, sendo de extrema importância dedicar um bom tempo para pesquisar como trabalhar com as redes. 

Após concluir uma venda virtual, é importante conseguir uma avaliação positiva do cliente, assim como acontece nas próprias lojas presenciais. Ser reconhecido por um bom atendimento e um bom produto gera maior engajamento nas redes, ajudando a atrair mais público. Críticas negativas também são válidas e devem ser trabalhadas. Uma avaliação do problema relatado e absorver a crítica pode ajudar a atender as expectativas de novos e antigos clientes.

Diversos outros pontos se mostram importantes para criar uma renda extra através do E-commerce. É um trabalho que exige muita dedicação e cuidado, mas que pode abrir diversas portas de criatividade e consegue apresentar um horizonte de possibilidades. Como uma opção permanente e que cresce cada dia mais, é importante que o empreendedor voltado ao comércio esteja sempre conectado com as melhores formas de se conseguir manter um negócio.

Veja Também