Alexandre de Moraes afirma que Inquérito das fake news não será arquivado

O ministro voltou a criticar a disseminação de informações falsas por meio de redes sociais.

Postado em: 30-04-2022 às 11h16
Por: Ícaro Gonçalves
Imagem Ilustrando a Notícia: Alexandre de Moraes afirma que Inquérito das fake news não será arquivado
O ministro voltou a criticar a disseminação de informações falsas por meio de redes sociais | Foto: Reprodução

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes afirmou nesta sexta-feira (29/4) que não haverá arquivamento do inquérito das fake news. Segundo o ministro, as investigações estão avançando em um “momento sigiloso” e chegando próximo aos financiadores do esquema de desinformação.

“[O STF] não vai arquivar inquérito de fake news nenhum. Nós estamos chegando aos financiadores. As pessoas não entendem que a investigação tem o seu momento público e tem o seu momento sigiloso, que no mais das vezes é o mais importante, quando você vai costurando as atividades ilícitas que a Polícia Federal está investigando” —  disse o ministro em palestra para estudantes de uma universidade em São Paulo.

O ministro voltou a criticar a disseminação de informações falsas por meio de redes sociais. Moraes ressaltou que o processo de checagem da veracidade de notícias é papel de cada cidadão e que isso pode ser feito a partir do acesso de veículos de comunicação com credibilidade.

Continua após a publicidade

“Houve toda uma estruturação nas redes sociais. Uma estruturação para atacar os três grandes pilares do estado democrático de direito. Os ataques são à liberdade de imprensa, eleições livres e periódicas e independência do Poder Judiciário” afirmou.

A possibilidade de arquivamento do inquérito tem sido aventada nos corredores do Supremo, constantemente atacado por Bolsonaro e representantes do Palácio do Planalto. De acordo com a colunista Malu Gaspar, do GLOBO, pelo menos quatro ministros do STF avaliam que o inquérito já não tem mais o que investigar.

Veja Também